Páginas

'roteiro para encontro "celebrando o mês missionário"

Roteiro para encontro

Tema : CELEBRANDO O MÊS MISSIONÁRIO
Primeiro encontro: ver
Preparar com antecedência um altar com as cores dos continentes bíblia, imagem ou figuras dos padroeiros  Universal da missão São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus, cartaz da campanha missionaria, figuras de missionários, fazer xerox atividades, aparelho de som, cd da IAM
Leitura da palavra encenada (em anexo)
Acolher a todos com a saudação da IAM
Oração inicial: oração da IAM
Coord.  _____________que bom que vocês estão aqui... Vocês sabem quem chamou vocês para vir neste encontro? sabem?(dar tempo  e incentivar para que as crianças interajam)
Coord. ____________quem nos chama é Jesus...
Coord. ________________e quem enviou Jesus? Deus isso mesmo foi Deus, Jesus é o primeiro missionário do Pai...e Jesus enviou seus amigos, que enviaram mais amigos e que enviaram mais amigos ...vamos ouvir o que Jesus falou?
Encenação (em anexo final do roteiro)
Ood.___depois de um tempão o  em 1926 o Papa Pio XI  vendo tudo que os missionários faziam criou um mês  especial para a missão
Então outubro é o mês escolhido para que os missionários sejam lembrados e também  par que a gente reze com eles  e para  eles e também fazer uma coleta para ajudar...
Coord. ___________ também é escolhido um tema todo ano, este ano foi escolhido o tema(cuidar da casa comum é nossa missão) isto é :cuidar do planeta com todo que nele vive, as crianças, os homens, os animais rios...
COOD:____________ mas o que é ser missionário? Vocês querem saber? Então vamos la...
__________________Quando uma pessoa tem como atividade anunciar o que Jesus ensinou para pessoas que não conhecem Jesus, que ainda não aceitaram Jesus, ele é chamado de missionário.
Cood:______________os missionários podem trabalhar a onde ele mora e também em outros lugares, cultura por  exemplo com índios, tem missionário que ajuda na construção de uma igreja, de uma comunidade...
__________________Então missionário é alguém que ensina as pessoas a encontrarem o caminho que Jesus nos ensinou e que esta  escrito na bíblia..

________________Pode ser um Padre, um religioso ou  religiosa, igual São Francisco Xavier que viajou muitos quilômetros pra evangelizar, para falar do amor de Deus..
_______________ Pode ser medico, professor, dentista  e de todas as profissões se ele ajudar as pessoas mostrando o amor de DEUS através do que eles podem fazer por elas em lugar onde não tem hospitais médicos, escolas professores..
_____________opaaa eu estava me esquecendo de tem também os missionários que fazem missão sem sair de sua cidade ou casa ajudando com doações e oração são pessoas que rezam  por uma realidade ou para outras pessoas mesmo sem  conhece-las...como Santa Terezinha do menino Jesus(mostrar figura)
Então vocês acham que aqui tem missionário? tem?!!
______________Claro que tem!  Somos?(deixar que respondam)
___________________Vamos lá repitam comigo: Pontifícia obra missionaria da infância e adolescência missionaria!
 As crianças da IAM ajudam com a partilha da moedinha  e rezam uma Ave Maria todos os dias para outras crianças! Então vamos rezar?
Ave Maria...
Atividade Pintar o desenho anexo
Compromisso missionário: rezar uma Ave Maria para as crianças que não conhecem Jesus do continente do desenho que pintou.
Oração final:

 O                               Oração da infância missionaria
                  Querido Jesus você também foi criança,
olhe com bondade as crianças do mundo inteiro, também aquelas que não o conhecem. Proteja a cada uma para que tenham: Lar comida, saúde e educação...  Envia a elas bons missionários, para que ela possam lhe conhecer e ter vida em abundancia Amem.





-

   


    Segundo encontro tema:
CELEBRANDO O MÊS MISSIONARIO
 Espiritualidade missionaria: Rezar Segundo encontro: espiritualidade
Tema: Preparar um ambiente com os padroeiros das missões figura de missionários além-fronteiras, terços missionários aparelho de som musica ”Alma Missionaria” fitinhas das cores dos continentes presa em um alfinete de segurança pequeno,  Xerox do cartaz da campanha da fraternidade cortado de forma irregular formando um quebra cabeça.
Sug: o momento de espiritualidade pode ser feito aos  pés do Santíssimo ou da imagem de Maria.
Preparar e recortar os pedidos de orações e distribuir para que leiam.

* para que Deus os livre de perseguições


Um missionário necessita de orações pela sua família:


pelo suprimento de alimentos necessários para eles e seus filhos


* pela saúde, por livramento de doenças.

P
para que Deus salve o povo com quem estão trabalhando


para que Deus os ajude a permanecer firmes, até o fim


* suas passagens para chegar nos campos missionários e sobreviver nestes lugares.

Deus de misericórdia, convertei-nos para viver uma ecologia integral com atitudes
que quebrem a lógica da exploração, da violência e do lucro, rezemos.



Cood._________ estamos muito felizes porque vocês estão aqui... Que bom que vieram, somos amigos de Jesus e queremos fazer mais amigos para ele..
Cood______vamos formar duplas, para iniciar nosso encontro cantando.
Dança da amizade (melodia-ai bota  aqui ai bota lio seu pezinho)
Esta e a dança e a dança da amizade é alegria para la e para ca...
Laiaaalaiaalal Jesus!


Com a alegria fazendo a saudação da IAM
_____De todas as crianças do mundo!?? sempre amigos!
Quem pode me ajudar a lembrar de o que fizemos no ultimo encontro? Vocês lembram-se do que falamos?
Cood _______________falamos dos amigos de Jesus, falamos de missionários.
Coord. ______________hoje nos vamos  rezar por missões e por missionários, eles precisam muiiitooo de nossas orações para que Deus de coragem proteção sabedoria, amor, paciência saúde, força e fidelidade.
Cood____________sabe amiguinhos as vezes é muito difícil explicar para as pessoas que nunca ouviu falar de Jesus, que ele morreu para salva-los e isso pode demorar muito, então precisamos rezar por eles.
Distribuir as orações entre os que sabem ler, direcionar para o local escolhido para o momento de oração...
 Oração: Jesus  estamos reunidos para rezar pelo missionário que saíram de suas casa para servi-lo, também queremos pedir Senhor pelas crianças e adolescentes, pelos assessores e coordenadores da IAM para que sejam imitadores de ti, e que suscite em outras crianças e adultos ardor missionário.
Ler Mateus 28,29
Marcos 16,15-20
 Fazer as orações.
Rezar uma Ave Maria por continente marcando no terço, cantar ou ouvir a musica Alma missionaria ou hino da IAM
Distribuir os alfinetes
Compromisso missionário  além fronteira: contar o que fizeram nos dois encontros para alguém entregando o alfinete com o pedido de rezar pelos missionários uma Ave Maria por dia.
Dinâmica:
Encerrar com  Oração  da IAM



_______________________________________________________
Terceiro encontro  agir tema:  Celebrando o mês missionário

Preparar o local com os material usados nos encontros anteriores, preparar em papel graf um desenho bem grande de uma casa coloque num lugar de visibilidade ou fazer uma casinha de caixa de papelão. Escrever no sulfito os  cuidado que devemos ter com a casa comum (não jogar lixo na rua, cuidar das plantas, amor, paz, saúde, etc...  
Oração inicial-Pai Nosso missionário
Cantar refrão do hino da IAM
COORD.__________ hoje nos vamos voltar um pouquinho no primeiro encontro deste mês, estamos em outubro mês da campanha missionaria, que tem o tema “cuidar da casa comum e nossa missão “vamos ver o que Deus nos fala sobre isso laaa na bíblia
Ler:Gen,1-31 31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto
Coord:___________ então crianças o que foi que Deus viu? Que todo era muuuiiiitooo bom...tudo lindo! ,matas verdinhas, rios limpinhos cheio de peixinhos, animais saudáveis tudo muito????!!! bommm
____________Então Deus nos deu uma missão, cuidar de tudo, mas a gente não cuidou direitinho, os bichos estão morrendo, os rios secando e tem poucos peixinhos...crianças passam fome, ficam doente a guerra destrói o homem e a natureza...

____________Vamos ver o cartaz, o que nos diz...

(mostrar o cartaz e explicar) explicação em anexo no final do roteiro.
Quem é que mora nessa casa comum? A gente... só a gente? Os animais também as plantas,os rios etc...então amiguinhos quem mora nela tem a missão de cuidar dela com muito carinho...

-------------Então a missão  é de todos...o que vocês acham que devemos fazer para cuidar do planeta? 
Escreva na casa desenhada as sugestões das crianças, só depois colar as frases preparadas caso elas não tenham falado.
. Escrever no teto (cuidar da casa comum é nossa missão) depois de pronto se possível por no mural da paroquia ou em outro lugar com visibilidade.
Entregar marcadores de paginas com a oração da campanha missionaria  2016 para que levem para casa e rezem com a família.
Compromisso pessoal: por em pratica a frase que memorizou,
Próximo encontro trazer a moedinha da partilha.
Encerrar com a oração da IAM


Quarto encontro tema: celebrar
                                 "Tema celebrando o mês missionário"

*convidar um missionário (a) para participar do encontro testemunhar.

Preparar o ambiente com o material dos encontros anteriores.
Relembrar o que viram e fizeram nos encontros anteriores
Sugestões:
 *escrever cartinhas, fazer desenho para enviar para missionários além-fronteira, ir no correio com as crianças para postar, imagine a felicidade de receber uma carta carinhosa ou um desenho.
*Terço missionario
 *Ou Preparar uma gincana missionaria dentro do tema da campanha missionaria
Terço missionário

“Cuidar da Casa Comum é nossa missão”. Este é o tema escolhido para a Campanha Missionária em 2016. O lema é extraído da narrativa da criação no livro do Gênesis: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31).
O projeto do Criador é maravilho, mas encontra-se ameaçado! A preocupação pela ecologia parte de dois gritos: o grito dos pobres que mais sofrem, e o grito da Terra que geme pela exploração. A temática retoma a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano e amplia a missão de cuidar da vida em todo o planeta.
O cartaz da Campanha Missionária 2016 mostra que em nossa Casa Comum, tudo está interligado, unido por laços invisíveis, como uma única família universal. E nós recebemos de Deus a missão de cuidar dessas relações. Isso tem a ver com a missão da Igreja.
O Cartaz
A arte central destaca o tronco de uma árvore no formato de uma mão enraizada na terra. A mão, por sua vez, representa cuidado e proteção, bem como, a participação humana na obra da criação. A ideia é realçada pelas cinco folhas da árvore contendo cenários de cuidado nos cinco continentes.
As cores missionárias estampadas no caule das folhas recordam a dimensão universal da missão onde atuam os missionários e missionárias.





TEATRO VOCE VAI PRECISAR DE  DOIS PERSONAGEM
 Primeiro personagem (missãozinha)
Segundo personagem (oraçãozinha)
Encenação  IDE, O MANDATO DE JESUS



ENCE
·        
       Oraçãozinha entra saltitante e cumprimenta as crianças.
·         Oraçãozinha _______DE TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO!??
·         As crianças ________sempre amigas
·         Oraçãozinha ______VICHIIIII QUE FRAQUINHO...DENOVO COM ALEGRIA
·         Oraçãozinha _______DE TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDOOO??!!
·         As crianças _______Sempre amigas!!!
·         Oraçãozinha ______ meu nome é oraçãozinha (aponta para o missaozinha) e este é meu amigo missãozinha..
missãozinha_______ Olaaa amiguinhos eu sou o missãozinhaaaa  e tenho um recado de Jesus!
·          mas quem escreveu  pra ele não fui eu ...
·          foi Mateus no capitulo 28 láaaa no versículo 19 aaaaté o 20
·          
·          
missãozinha _____ Jesus disse assim “Ide e fazei discípulos meus entre tooodas as nações”
missaozinha __________Então amiguinhos esta é a nossa tarefa, a nossa missão: formar discípulos e missionários bem dispostos alegres sem preguiça para  servir  a Deus.
__________hummm fiquei pensando  será que foi só pra Mateus que Jesus deu o recado? Vamos ver (folhear a bíblia) aqui não tem esse recado, folhear mais um pouco
Missãozinha _____________opa achei, olha só amiguinhos o evangelista Marcos também escreveu laaaa no capitulo 16.do 15 ate o 20...perai que vou ler pra vocês...(por a bíblia bem perto do rosto(fingir que não enxerga as letras)
_________pessoal preciso de ajuda as letras são muuuitoooo pequenas e eu estou sem óculos alguém pode ler pra mim?!??
Oraçãozinha _________eu posso missãozinha,vou ler
Marcos 16 .15-20E disse-lhes: 'Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados'. Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.
Missãozinha ___________nooossaaaaa que legalllll Jesus disse tudo isssoo e foi morar la no céu pertinho do seu Pai
Missãozinha__________ oraçãozinha você pode me dizer se eles fizeram o que Jesus Mandou?
Oraçãozinha ____________ claro missãozinha, fizeram tudiiiinho do jeitinho que Jesus ensinou...
Missãozinha___________ que legal em crianças... e eles não fizeram sozinhos nãoooo porque Jesus ficou laaaa do céu dando a maior força...
Oraçãozinha_________ e aqui tem missionarioooo? Tem???
Missaozinha________claro que tem oraçãozinha que vê como tem um monte de crianças missionarias
Missãozinha ______ com Jesus e com Maria????!!!!
As crianças ________Missionários todo diaaaaa!!!!
Os personagem sai dando tchau.





.














































·         52 HISTÓRIAS INFANTIS
·         OS DEZ MANDAMENTOS DO ADORADO
·         CONDUZINDO O PERFEITO LOUVOR
·         COMO EVANGELIZAR CRIANÇAS
·         A BIBLIA E O CELULAR
·         MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
·         CULTO INFANTIL
·         HISTÓRIAS COM SONS
·         MINISTÉRIO INFANTIL CRIATIVO

·         CRIANÇAS INTERCESSORAS
·         PLACAS DO PLANO DA SALVAÇÃO
·         SAIBA QUANDO PARAR
·         SINAL DA ORAÇÃO
·         MC DIA FELIZ
·         BIBLÍAS COM CARINHAS



·         SUGESTÕES DE TEMAS PARA EBF