Páginas

como surgio a fogueira de São João

Saiba como surgiu a tradição das fogueiras de São João e São Pedro
Tradição comemora o nascimento de São João Batista

Fogueira comemora nascimento de São João Batista
"A fogueira tá queimando em homenagem a São João...", cantou Luiz Gonzaga. De acordo com a tradição católica, a fogueira queimou, nas montanhas da Judeia, para anunciar o nascimento de João, no dia 24 de junho. Foi a forma que sua mãe Isabel encontrou para comunicar a chegada do filho à Maria, sua prima, que também estava grávida e seis meses depois daria luz a Jesus.
"Como Maria, Isabel também engravidou contra todas as probabilidades. Não era virgem, mas dizia-se que estava estéril e tinha idade avançada quando concebeu o último filho. Ele se tornou um pregador e ficou conhecido por batizar os gentios nas águas do Rio Jordão. [...] Para ganhar de vez o apelido de `Batista´, realizou um feito capaz de fazer inveja a qualquer outro santo: abençoou o próprio Jesus", comenta Luciana Chianca, professora de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Segundo Luciana, tais feitos conferiram a João Batista um lugar de honra entre os santos católicos: ele é o único do qual se comemora, assim como Jesus, o dia do nascimento e não o da morte, como os demais santos.
Antes da evangelização da Europa, na Idade Média, as fogueiras eram utilizadas em rituais pagãos, que celebravam a chegada do solstício de verão no Hemisfério Norte. Como uma maneira de dar novo significado às práticas pré-cristãs, a exemplo dos cultos solares e lunares relacionados à vida agrícola, o dia 24 de junho foi incorporado ao calendário cristão, como comemoração ao nascimento de São João Batista.
"Naquele continente, a diferença entre as estações é bem marcada por um contraponto: o solstício de verão – dia com maior duração da luminosidade do sol (21 de junho) –, e seis meses depois, o solstício de inverno – dia menos beneficiado pela luz solar (21 de dezembro). Entre os mais importantes cultos solares, registrava-se por toda a Europa a queima noturna de fogueiras no solstício de verão, para festejar a vitória da luz e do calor sobre a escuridão e o frio. A Igreja Católica adotou esses marcos cósmicos, atribuindo aos primos João e Jesus dois momentos de honra para seus nascimentos: o primeiro, perto do solstício de verão; o segundo, perto do solstício de inverno", explica Luciana Chianca.


Reza a tradição popular que, para cada santo junino, a fogueira tem de ser armada de uma determinada maneira: a de São João deve ter uma base arredondada, já a de Santo Antônio deve ser quadrada e a de São Pedro, triangular. 
Parte superior do formulário



Oração pela Asia




 De todas as crianças do mundo sempre amigas!

Tirei essa oração do livro as mais belas orações do Beato Papa João Paulo II, que ganhei de minha filha Vanessa.
Esta oração é em especial para a Ásia. 
Como a IAM  da America esta a serviço da missão na Asia a partir de maio de 2015 até o de 2016, podemos  adicionar esta bela oração nas nossas preces diárias junto com a nossa Ave Maria, e é claro nos encontros da infância e adolescência missionária.



Conclusão da Exortação Apostólica Ecclesia in Ásia

Oração pela Ásia
Ó Santa Maria filha de Deus Altíssimo,
Virgem Mãe do Salvador, e Mãe de todos nos,
Olhai com bondade para a do vosso Filho,
Plantada em solo Asiático
Sede o seu guia e modelo, enquanto prossegue.
A missão de amor e serviço do vosso filho na Ásia.
 Vos aceitastes plena e livremente o chamado do Pai
Para serdes a Mae de Deus: ensinai-nos a arrancar
De nossos corações tudo que não for de Deus,
Para que possamos também ficar cheios do Espirito Santo.
Que vem do Alto
Pedi que por meio do amor do serviço da Igreja,
Todos os povos asiáticos cheguem a conhecer o vosso filho
Jesus Cristo. O único Salvador do mundo.
e experimentem essa alegria da vida em toda sua plenitude.
Ó Virgem Maria Mae da nossa criação
E Mae da Ásia rogai por nos vossos filhos agora e Sempre
AMEM