Páginas

Roteiro para encontro:IAM DO BRASIL A SERVIÇO DA MISSÃO NA OCEANIA

ROTEIROS PARA ENCONTROS
V JORNADA NACIONAL DA IAM
IAM DO BRASIL A SERVIÇO DA MISSÃO NA OCEANIA.
Tema: Vocês são meus amigos!

1º Encontro ver



Material:
·        Bíblia, Padroeira da Oceania, Globo,
·        Bandeirinhas da Oceania e do Brasil colada em palito,
·        Figuras: da flora, da fauna, crianças de roupas típicas, crianças de uniforme escolar, bumerangue, chapéu típico, barquinho e a figura do mascote da Oceania Fuji.
o   Escrever o texto bíblico.
o   Em uma caixa colocar no fundo o texto bíblico, depois a figura da Padroeira, do mascote, das crianças, do bumerangue, da escola, do chapéu, barquinhos e dos animais. Colocar também um grão de feijão. Deixar a caixa no chão perto do local onde irão sentar.
·        Imprimir canguru para as crianças montar – um para cada de lembrancinha.
·        Montar uma ilha: 
o   Usar pedaços de tnt azul grande, 15 pedaços pequenos de tnt marrom de tamanhos diferentes para as ilhas.
o   Montagem: espalhe o tnt azul. Em cima monte o tnt marrom dando espaço entre eles, formando o continente da Oceania. No maior tnt marrom (ilha central).
·        Leitura bíblica (Joao 14,15)
·        Bandeira do Brasil

Acolhida:
Organizar as crianças em fila um pouco afastado do local das ilhas.
Iniciar com a saudação da IAM: de todas as crianças do mundo, sempre amigas!

__________: Hoje nós vamos fazer uma viagem! Para um lugar muito longe. Podemos ir tem dois jeitos: de avião ou navio. Mas como estamos com pressa de chegar nós vamos de avião ok? Mas cadê o avião?
Coord. Abram os braços levantando na altura do ombro, pronto já temos avião... (O piloto do avião que está na frente leva a bandeira do Brasil)

________: Então vamos voar (sair na frente com os braços elevados) eu sou o piloto tudo que eu fizer vocês repetem ok? (Sair imitando um avião até chegar as ilhas, contornar as ilhas fechando um círculo)

Coord. Chegamos! Vamos pousar abaixando os braços e sentando.... Onde nós estamos? Alguém sabe? (Dar tempo para as crianças interagir). Qual continente é azul?




________: Poxa vida, eu não lembro... me ajudem. Vamos olhar pra figuras para ver se lembramos... (os adolescentes podem sobrar ajudando as crianças nas respostas)

Coord.: Oceania!!?? Isso mesmo estamos na Oceania!

________:  Mas espera ai! Na Oceania só tem água e um pouquinho de terra?

________: Não!!! Na Oceania tem um monte de animais diferentes que não tem em outros continentes. (Pegar na caixinha as figuras mostrar e falar sobre a figura)
        Que animal é esse? (Explicar e entregar a figura para a primeira criança ao lado, ir repetindo e explicando até por todas as figuras dos animais nas ilhas, explicar que o canguru e o coala os bebes nascem do tamanho de um grão de feijão: ver subsídio assessor no final do roteiro)

Coord.: hum, o que está faltando?

________: Crianças!! Mostrar a escola e o chapéu.

Coord.:  Na Oceania, as crianças vão na escola de chapéu para se proteger do sol. Por que lá é muito, muito quente... (falando e colocando as figuras)


(Quando chegar a figura da Padroeira, mostrando para as crianças)
Coord.: Quem é? Vocês conhecem? É nossa Senhora da Oceania protetora da Oceania.

Coordenador: Vamos colocar o Fuji pertinho da nossa Senhora da Oceania? Fuji é o mascotinho da Oceania.

(Mexer na caixa tirar o texto bíblico)
________: Olha que legal que eu achei na caixinha!! Um recadinho de Jesus...
Vocês sabem quem escreveu esse recadinho? O evangelista João, ele que escreveu.  Para a gente saber onde está esse recado na bíblia a frase é marcada com um número. Este recado está no versículo 15 e a frase é 14. Então vamos ler João 15-14.

Coord.: Vamos olhar as figuras, as ilhas e seus moradores, o mar...  

________: De quem que Jesus está pedindo para sermos amigos? (Mostrar o cartaz da Jornada. Eu vou ler e vocês repetem ok? IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania.

Coord.: As crianças da Oceania estão esperando nossa amizade. Também nossas orações. Lá é muito difícil de chegar, por isso são poucos os missionários que vão lá para falar de Jesus. Então as crianças da Infância e Adolescência Missionaria do Brasil vão dar uma ajudinha.

________: Como nós podemos ajudar?!

Coord.: Rezando todo dia uma Ave Maria para as crianças e para os missionários. Então vamos dar a mão para o amiguinho que está ao nosso lado e rezar a primeira Ave Maria para as crianças e missionários que estão na Oceania...

Todos: Ave Maria...

Atividade
Montar o canguru usar cola bastão para unir as partes (molde no final do roteiro)

Compromisso além fronteira:
Rezar uma Ave Maria todos os dias para as crianças da Oceania. A cada Ave Maria rezada pôr na bolsinha do canguru um grão de feijão.

Compromisso comunitário: contar para a família o encontro de hoje.
Encerrar com a oração e saudação da IAM.


Coord.: Bom pessoal vamos voltar para casa de avião? Sair imitando avião.

ROTEIROS PARA ENCONTROS
V JORNADA NACIONAL DA IAM
IAM DO BRASIL A SERVIÇO DA MISSAO NA OCEANIA.
Tema: Vocês são meus amigos!

2º Encontro espiritualidade


Material:
·        Altar: com bíblia, vela, Imagem de Maria e Padroeira da Oceania, globo, bandeirinha do Brasil na vareta.
·        Preparar o ambiente em forma de círculo forrando com tnt azul formando o mar. Com o altar no centro.
·        Barquinhos de papel (molde em anexo) quantidade para todas as crianças. Escrever o nome das crianças no barquinho.

Acolhida:
Posicionar as crianças um a frente do outro. Longe do altar.

Coord. ___ mão direita com mão direita do amiguinho...de todas as crianças do mundo sempre amigas! (Bis)
(Incentivar que continuem um de frente para o outro)
Esta é a nossa saudação, vocês sabiam que quando dois cangurus se encontram pela primeira vez, eles se “cumprimentam” tocando os narizes um do outro.


Lá na Oceania na Nova Zelândia tem uma tribo que se chama Maori. Eles também têm um jeito bem legal de se cumprimentar. É um ritual que se chama hongi, nele as duas pessoas esfregam seus narizes e respiram ao mesmo tempo, para “compartilhar a respiração da vida”

_________: Vocês sabem o que é compartilhar? É tomar parte, participar, partilhar algo com outra pessoa.

_________: No facebook quando a gente recebe algo legal (oração, foto, entrevista, vídeo) a gente compartilha. Para que mais pessoas possam ver.

_________: Com esta saudação eles compartilham a vida com o outro. Isto é muito legal não é mesmo? Vamos aprender? (Fazer a saudação imagem em anexo)

_________: Questionar as crianças sobre o encontro passado...quem rezou, quantos feijão tem na bolsinha do canguru?

_________: Vocês gostaram de ir para a Oceania? Como e que chegamos lá? Foi de carro? (Deixar interagir)

_________: Crianças, para chegar na Oceania tem dois meios, de avião e de barco. Semana passada fomos de avião. Que tal fazermos juntos um barco bem bacana e ir até a Oceania?

Formar uma fila indiana, (o coordenador que vai na frente leva a bandeirinha do Brasil) ensaiar como se estivesse remando duas remadas para a direita e duas para esquerda.

_________: Todos devem remar para o barco não afundar... (até contornar o mar de tnt, ao chegar colocar a bandeira junto a Maria sentar no chão, distribuir os barquinhos para as crianças)

 _________: Querido Jesus estamos aqui porque queremos ser seu amigo, nos ensina a ser amigo de todas as crianças do mundo e em especial as crianças da Oceania para que é também sejam teus amigos. Com a mão direita vamos fazer o sinal que marca a nossa amizade com Jesus Cristo, o sinal da cruz
Em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo AMEM

 _________: Vamos lembrar o que Jesus nos disse?

Leitura JO,15-14
_________: Jesus quer que nos sejamos seus amigos, o amigo ama o outro, acredita e confia nele, e está sempre junto com o outro...quando Jesus nos chama de amigos, ele diz que está conosco, e quer que todos nos sejamos seus amigos, amando a Jesus e a todos como ele amou, e hoje ele nos chama a ser amigo das crianças da Oceania, rezando para que eles também sejam amigos de Jesus.

_________: Lá na Oceania 170 hospitais; 180 dispensários que tem médico e remédio; 1 leprosário; 360 asilos; 60 orfanatos; e 90 jardins de infância estão aos cuidados de missionários da Igreja católica.
_________: Pensando neles que estão servindo a Jesus cuidando de quem precisa e nas crianças, olhando o barquinho imaginamos o quanto eles precisam da nossa ajuda da nossa oração...
(Motivar as crianças)
_________: Vamos pedir em pensamento que a Mãezinha do céu proteja a todas dos perigos, do sofrimento, peçamos também pelas crianças para que eles também possa ser amigos Jesus...
Oração
Coord.:
Maria Seu Filho Jesus nos envia para sermos missionários no mundo inteiro e para sermos amigos de todas as crianças e em especial este ano das crianças da Oceania, Mãezinha interceda junto a Jesus para que a nosso pedido atravesse o mar, e chegue até as crianças e missionários da Oceania... Ave Maria...

Enquanto reza as crianças coloca o barquinho no mar.
Cantar Mãezinha do Céu...
Mãezinha do Céu eu já sei rezar e venho aqui para te louvar recebe ó mãezinha nossa oração sinal do nosso amor para com nossos irmãos, sinal do nosso amor para com nossos irmãos (bis)

Atividade colorir o cartãozinho para o próximo encontro
Encerrar com a oração da IAM
Compromisso além fronteira rezar pelas crianças e para os missionários que estão na Oceania, colocando os feijões na bolsinha do canguru.
Preparar cartãozinho para o próximo encontro (sugestão em anexo)





ROTEIROS PARA ENCONTROS
V JORNADA NACIONAL DA IAM
IAM DO BRASIL A SERVIÇO DA MISSÃO NA OCEANIA.
Tema: Vocês são meus amigos!


3º Encontro agir

Material:
·        Preparar o ambiente com as cores missionaria destacando o Azul,
·        Preparar com antecedência os cartões para ser entregue nas casas
·        Ver a região / local onde vão entregar os cartões.

Acolhida:
Acolher cantando Canção 

 para aprender clique neste endereço bonitahttp://www.flvto.biz/pt/download/mp3/yt_sHjAONyxuDM/

 Eu vou cantar / Uma canção bonita. (Bis).
Eu vou cantar / Uma canção bonita / 
Que fala da vida, / Que fala da luz
. Eu canto para você / E canto pra Jesus. (Bis).

 ________: Estão todos preparados para a missão de hoje?

________: Primeiro vamos fazer uma oração. Em nome do PAI...

________: Que Maria cubra-nos com seu manto nos protegendo, guia nossos passos para que possamos ajudar as crianças e os missionários da Oceania.  Ave Maria cheia de graça... Santo Anjo do senhor...

(Sair para entregar as mensagens)

Ao retornar agradecer pela missão realizada

Encerrar: com a oração da IAM.
________: Semana que vem tem partilha. Vamos trazer a moedinha e o canguru com os feijões.

Compromisso além fronteira: convidar a família para rezar uma Ave Maria diária pelos missionários da Oceania, colocar um grão de feijão na bolsinha do canguru um para cada pessoa que rezou.

ROTEIROS PARA ENCONTROS
V JORNADA NACIONAL DA IAM
IAM DO BRASIL A SERVIÇO DA MISSÃO NA OCEANIA.
Tema: Vocês são meus amigos!

4º Encontro celebrar
 
Material:
·        Preparar com antecedência o local com o material dos encontros anteriores e acrescentar o cofrinho.
·        Se possível fazer um bumerangue para brincar no dia ou como lembrancinha.  ttps://www.youtube.com/watch?v=CVmMA2Q2wOE

·        Preparar as brincadeiras das crianças da Oceania
·        Colocar os feijões que as crianças trouxerem espalhados no altar

Acolhida:
Acolher cantando
Olá olá como vai você, que bom te ver aqui mais (bis)
Eu to legal eu to feliz to muito bem com meu nariz (mão no nariz)
Ola ola como vai você, que bom te ver aqui mais uma vez (bis)
Eu to legal to bem a Bessa to muito bem com minha cabeça (mão na cabeça)
Olaola Ola ola como vai você, que bom te ver aqui mais (bis)
Eu to legal sabe como é to muito bem com o meu pé
Ola ola como vai você, que bom te ver aqui mais (bis)
Eu top legal eu vou sem briga to muito bem com minha barriga
olaola

__________: Olhando para o altar vamos nos lembrar do fizemos este mês... Senhor nos ensina a viver na amizade com todos
Todos: ensina-nos Senhor
__________:  Jesus queremos ter sua amizade, nos ensine a amar a todos como nos ama
____________: acolhe querido Jesus as orações que durante este mês fizemos e estamos apresentando nesse altar, cada grão de feijão aqui depositado seja vida em abundancia para os moradores da Oceania
Todos: ensina-nos Senhor
__________:  Jesus nos ensinaste a partilhar, aceite a nossa oferta em sinal do nosso amor para com as crianças da Oceania, Amém

(Pôr as moedinhas no cofrinho)

 Encerrar com a oração da IAM
 lembrando da Ave Maria diária
De todas as crianças do mundo sempre amigas!





ANEXO
Subsidio para o assessor


Dinâmicas, brincadeiras da Oceania (em anexo)
Amarelinha da IAM. Colocar pés confeccionado de EVA nas cores dos continentes da seguinte forma:
Dois vermelhos formando par, um azul, dois Brancos, um vermelho, dois azul, um verde, dois amarelos, dois azul, um verde, dois vermelhos, um branco. Até por todas as cores fazendo um caminho com curvas de mais ou menos 3 metros, as crianças deverão pular colocando os pés nos pezinhos missionários sem deixar os pés de fora do EVA.
Para animar o grupo pode ir incentivando contando, dois, um, dois, dois ou falando as cores / continente conforme a colocação dos pés

brincadeira e melodia neste endereço
https://www.youtube.com/watch?v=5oAfZU9ahfs,

Pedaço de tecido azul grande um barquinho de papel,segurar nas laterais do tecido deixando esticado,colocar o barquinho de papel,as crianças devem balançar o tecido para fazer ondas,mas não pode deixar o barquinho cair,para animar cantar:

Minha Jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar meu bem querer
Se deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer


 COMO FAZER UM BUMERANGUE DE PAPELÃO

                                 na Oceania

crianças negras cabelos original loiros




https://br.video.search.yahoo.com/search/video;_ylt=AwrBTvyMsdFYTGQAEhPz6Qt.;_ylu=X3oDMTByMjB0aG5zBGNvbG8DYmYxBHBvcwMxBHZ0aWQDBHNlYwNzYw--?p=VI


Que horas são seu Lobo?
Na Austrália as crianças costumam fazer uma brincadeira simples, mas divertida que chamada “Que horas são, Seu Lobo? ”. Nesta brincadeira há um jogador central que é o “lobo”, que está de costas para os outros jogadores, afastado cerca de 15 metros. Os outros jogadores começam a perguntar sobre as horas e quando o lobo grita as horas, os outros jogadores fazem o mesmo número de passos para frente, em direção ao lobo, por exemplo, se ele falar 10 horas, aquele jogador dá 10 passos na direção do lobo, se ele falar, 2 horas dará 2 passos, e assim por diante. Quando o grupo estiver perto o suficiente, o lobo grita “hora de jantar” e tenta pegar um dos outros jogadores. O jogador que for pego assume as funções do lobo.















Um comentário:

  1. Muito obrigada por partilhar os Roteiros da IAM e parabéns muito lindos. Nos ajuda bastante. Deus os abençoe. Das crianças e adolescentes do mundo.....

    ResponderExcluir