Páginas

Terço Missionário IAM "contemplando a Oceania e 300 anos de Nossa Senhora Aparecida"

 De todas as crianças do mundo sempre amigas!
 Todo ano  os decanatos Catedral e São Francisco  contempla uma Paroquia para rezar o terço, este ano vamos rezar na paroquia Santa Clara de Assis.
a IAM se reúne  no ultimo final de semana  para encerramos o mês missionário com a oração do terço contemplando os mistérios gozosos, os coordenadores sugeriram contemplar a Oceania e  nas contas do terço,substituindo as contas por peixinhos de eva nas cores dos continentes para montar com as crianças enquanto se reza os mistérios,e celebrar o ano Mariano com encenação da pesca da Imagem de nossa Senhora Aparecida.



material para montar o terço:

 *5 pedaços de barbante, e uma agulha grande
 *cruz em eva,presa a um pequeno pedaço de barbante
 *figuras de imagens das padroeiras dos continentes  coladas em papelão redondo
* peixinhos em eva nas cores dos cinco continentes,11 peixinho verde,11 amarelo, 11 azul,11 branco,11 vermelho
*marcar o local com as figuras das padroeiras e os pedaços de barbantes,fazendo o contorno do terço
apos as 10 aves Marias amarrar os peixinhos a figura dos continentes para ir montando o terço.
*um responsável de ir passando os peixinhos no barbante a cada Ave Maria rezada

Cada paroquia do decanato assumiu um mistério para confeccionar os peixinhos, contemplar e rezar,e no final  o roteiro ficou desta forma:


IAM SÃO VICENTE PALOTTi

Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos DEUS, NOSSO SENHOR, dos nossos inimigos. EM NOME DO PAI...


COOD ___OFERECIMENTO DO TERÇO


 Divino Espírito Santo, iluminar nossas inteligências e nossos corações para que, ao meditarmos os mistérios da nossa redenção, possamos imitar os exemplos de Jesus e Maria anunciando a todos o grande amor de Deus para conosco. Caminhando junto com toda a humanidade, oferecemos nossas orações pela Paz no mundo, pelas pessoas vítimas das injustiças, pela santificação de todas as famílias, por aqueles que anunciam o Evangelho nos cinco continentes, pelas intenções do Papa, pelas nossas comunidades e por todo o povo de Deus para que se torne sempre mais solidário com os povos do mundo inteiro.
Rainha das Missões, fazei que todas as pessoas de boa vontade se dêem as mãos, superem os rancores e se tornem construtores de uma sociedade sem fronteiras, justa e solidária, para o nosso milênio.

colocar a cruz                    
 TODOS:  ____ Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra
e em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo nasceu da Virgem Maria Padeceu sob Poncio Pilatos
Foi crucificado, morto e sepultado desceu a mansão dos mortos
ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos
Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica
na comunhão dos Santos Na remissão dos pecados na ressurreição da carne
na vida eterna Amem.
 Criança põe peixinho amarelo
Homenagem a Santíssima Trindade.
Um Pai Nosso...___________ e criança põe peixinho azul
Uma ave Maria em homenagem ao pai que nos criou, ___criança põe peixinho branco
Uma ave Maria a Deus filho que nos redimiu, ______ criança põe peixinho vermelho
Uma ave Maria ao Espírito Santo que nos   Santifica, _____criança põe peixinho verde

CANTAR: Mãezinha do céu eu já sei rezar...(letra e melodia no final do roteiro)

                                 IAM  PAROQUIA  Nossa Senhora Aparecida

 COOD:__ Primeiro mistério: Contemplamos a anunciação do anjo Gabriel a Maria  E A ENCARNAÇÃO DO VERBO

COOD___ O Anjo do SENHOR anunciou a MARIA que Ela ia dar à luz um Filho. NOSSA SENHORA, admirada, compreendeu que para DEUS nada é impossível! No seu silêncio e na sua modéstia, exultou de alegria. DEUS para perdoar e redimir a humanidade de suas transgressões e deixar os meios para que todos pudessem alcançar a salvação, quis nascer e viver entre nós. Assim, escolheu na Terra uma MÃE, entre todas a mais Santa e a mais humilde, que assumiu dignamente e de modo perfeito a sua Divina Missão.


REZEMOS PELO CONTINENTE DA ÁFRICA

Cood 1___A África seria o continente mais colorido, verdíssimas florestas, amarelo o deserto, muito azul o mar branco os cumes do d Kilimanjaro, queimados e negros os seus moradores, mas também a África ocupa o primeiro lugar pelo maior número de crianças atingidas pela AID
-COORd 2 ___Maria, eu não sei se Jesus nunca ficou doente, quando criança, isto eu sei: que na África muitas crianças morrem pela poliomielite, pela diarreia, malária, pneumonia, pela AIDS. Você Maria, que é mãe de todos, fique bem pertinho de sua dor e ensina-me a pensar neles quando me fecho nos meus resmungos e nas minhas dores insignificantes.

10 AVE MARIA da seguinte forma
CRIANÇA___ Ave Maria cheia de Graça o Senhor é convosco bendita sois vos entre as mulheres e bendito e o fruto do vosso ventre. (Põe o peixinho)
Todos: Jesus irmão dos pequenos e dos pobres
Gloria ao Pai ...  
- Ó meu JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, socorrei principalmente as que mais necessitarem e abençoai o Santo Padre.
- Ó MARIA concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.

Cantar: Mãezinha do céu eu já sei...

IAM PERPETUO SOCORRO
                                                                   
  Segundo mistério Perpetuo Socorro- América

COOD: Segundo mistério contemplamos a visita de Nossa Senhora a Santa Isabel

COOD__ MARIA sabendo pelo Anjo, que Isabel sua prima estava grávida, embora tivesse adiantada idade, conversou com seus pais e José, seu noivo, sobre a necessidade de ajudá-la nos últimos três meses de gestação. No momento oportuno, quando passou uma caravana em Nazaré com destino a Jerusalém, Joaquim seu pai, foi em sua companhia até Jerusalém, enquanto Maria seguiu a pé os seis (6) quilômetros até Ain Karin, onde morava a sua prima.


. REZEMOS PELO CONTINENTE AMERICANO


COORD 1: ____Na escola dos continentes a América seria aquele dos maiores contrastes: riquíssimo e miseravelmente pobre, religiosos e sem Deus, liberal e racista, rico de histórias e sem raízes, povo alegre terra de sofrimento, atirado até a lua e outros astros e enterrado nas ruínas.
COORD 2____ Maria, as crianças da noite, nos pequenos barracos paupérrimos, não conseguem viver, andam nas ruas como trombadinhas; são violentos, peraltas, sim é verdade, porem são crianças traídas pelas injustiças. Os esquadrões da morte os matam, as gangues e delinquência adulta os envolvem e corrompem.
 Maria, você que muito carinho deu a Deus que se fez criança, ensina-nos a fazer alguma coisa por aqueles que não tem nada.
CRIANÇA___ Ave Maria cheia de Graça o Senhor é convosco bendita sois vos entre as mulheres e bendito e o fruto do vosso ventre. (Põe o peixinho)
TODOS: Jesus companheiro e irmão das crianças de ruas
Gloria ao Pai...
 - Ó meu JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, socorrei principalmente as que mais necessitarem e abençoai o Santo Padre.
- Ó MARIA concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.

Cantar: Mãezinha do céu eu já sei...



IAM PAROQUIA SANTA LUZIA 

              TERCEIRO MISTÉRIO   

COMTEMPLAMOS O Terceiro Mistério: O nascimento de Jesus Cristo,
José e MARIA chegaram a Belém para cumprir a ordem do poder romano, que realizava o recenseamento em todas as regiões do Império, e em face da grande quantidade de pessoas, não encontraram acomodações nas casas dos parentes e amigos, porque já estavam ocupadas. Então se acomodaram numa gruta, que as vezes era utilizada como estrebaria. Limparam o recinto e providenciaram as acomodações, inclusive o berço para o bebe. Ali, afastados do burburinho da cidade, no silêncio da noite nasceu o Menino DEUS. Enquanto José admirado contemplava o nascimento, MARIA repleta de emoção, com ternura e muito amor, ergueu em seus braços JESUS, o FILHO do PAI Eterno.

REZEMOS PELO CONTINENTE EUROPEU


 Coord 1: ___Na escola dos continentes, a Europa aparece como o mais missionário. A França, a Holanda, A Irlanda, a Espanha a Itália, Alemanha a Suíça, enviam para o mundo inteiro milhares e milhares de missionários e missionárias. Mas hoje e o continente onde nascem menos crianças e onde Deus é mais esquecido.
Coord 2: ____Maria a Europa foi a pátria de muitos missionários, mas hoje muitas pessoas perderam a fé, a criança tem muitas coisas, porem lhes falta uma educação crista. Muitas vezes vivem na solidão porque seus pais se separaram.
Você, que conheceu a alegria de uma família unida, ajude-nos a eliminar as pequenas guerras em nossas famílias e chama novos missionários.
 CRIANÇA___ Ave Maria cheia de Graça o Senhor é convosco bendita sois vos entre as mulheres e bendito e o fruto do vosso ventre. (Põe o peixinho)
Todos: Jesus irmão das crianças que rezam pelo mundo

Gloria ao Pai...  
- Ó meu JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, socorrei principalmente as que mais necessitarem e abençoai o Santo Padre.
- Ó MARIA concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós
CANTAR: Mãezinha do céu eu já sei...

                                IAM PAROQUIA SÃO FRANCISCO

                                                                  Quarto Mistério: A apresentação de Jesus no templo.


 COOD___ Obedecendo as prescrições da Lei de Moisés, MARIA e José levaram JESUS ao Templo para Apresentá-lo a DEUS PAI CRIADOR e também para a Purificação de MARIA, embora NOSSA SENHORA tenha dado à luz de maneira sobrenatural. Do mesmo modo como o ESPÍRITO DE DEUS penetrou em seu interior e gerou JESUS, misteriosamente nasceu, respeitando o seu voto de virgindade perpétua. Por essa razão ela não estava sujeita ao texto da Lei. Mas humildemente e num gesto de total obediência, se submeteu a Purificação legal. Simeão, um homem justo e piedoso, que levava consigo o ESPÍRITO SANTO, esperava a chegada do Messias. Quando viu José, MARIA e o Menino DEUS no Templo, foi impulsionado a se aproximar e tomando JESUS nos braços, reconheceu NELE o Messias e O louvou como o Salvador do mundo.

                                                       REZEMOS PELO CONTINENTE DA OCEANIA




Coord 1: ____
na escola dos continentes a Oceania seria o continente mais misterioso. Entrou por último na lista, silencioso e reservado, boiando em mil ilhas de corais sobre o oceano super. azul.  SEUS MORADORES SÃO GENTE TRABALHADORA E ACOLHEDORA, SERENA COMO O POR DO SOL DAQUELA TERRA. A criança tem olhos resplandecente, sempre sorrindo a todos e desejam conhecer Jesus.
]
Coord 2: ___ Maria, as crianças da Oceania desejam conhecer Jesus, mas nas grandes cidades não o encontram, nas pequenas ilhas há turismo demais e para Deus não há lugar, nos vilarejos perdidos por ai, há ausência e ignorância.
 Maria, você que fostes por Deus uma excelente educadora, fazei que também as crianças da Oceania encontrem missionários e missionárias que lhes anunciem o amor
De Deus.

CRIANÇA___ Ave Maria cheia de Graça o Senhor é convosco bendita sois vos entre as mulheres e bendito e o fruto do vosso ventre. (Põe o peixinho)
TODOS: Jesus amigos de todos amigos do mundo

Gloria ao Pai...  
 - Ó meu JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, socorrei principalmente as que mais necessitarem e abençoai o Santo Padre.
- Ó MARIA concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós

Cantar: Mãezinha do céu eu já sei ...

                                                      IAM PAROQUIA SÃO JOSE OPERÁRIO
5º Mistério - Contemplamos a Perda e o Encontro do Menino JESUS no Templo em Jerusalém

COOD___Pela Lei Judaica a maioridade era alcançada pelos jovens aos 12 anos de idade. A festa da Páscoa dos 12 anos de JESUS foi na primavera do ano 7dC. Terminadas as cerimônias da Páscoa Judaica, as famílias voltaram em caravana para a sua cidade. Contudo, sem que José e Maria percebessem, JESUS permaneceu em Jerusalém. Depois de um dia de viagem, vendo que ELE não aparecia decidiram voltar. No dia seguinte retornaram a Jerusalém e no terceiro dia, pela manhã O encontraram no Templo, entre os doutores da Lei, repletos de admiração pelas respostas diretas e com autoridade, que ELE lhes dava.

REZEMOS PELO CONTINENTE DA ÁSIA


Coord1____ Na escola dos continentes, a Ásia seria a primeira da turma. Ela tem as planícies mais extensas, os mares mais profundos, os rios mais longos, as montanhas mais altas, os planaltos mais lindos do mundo, os moradores mais numerosos da terra.  Mas a ASIA tem a mais triste primazia: milhões de crianças trabalham como escravos.
Coord2:______ Ó Maria, as crianças da Ásia passam sua infância nas fabricas de sapato, de fósforos de tijolos, calçados, sem receber a justa recompensa.,0 Maria você que embalou Jesus para que ele não sentisse a pobreza de uma gruta faça com que eu me sinta responsável pelo sofrimento das crianças do mundo e seja mais generoso e responsável.
CRIANÇA___ Ave Maria cheia de Graça o Senhor é convosco bendita sois vos entre as mulheres e bendito e o fruto do vosso ventre. (Põe o peixinho)
TODOS: Jesus irmão das crianças explorados pelo mundo
Gloria ao Pai...       
- Ó meu JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, socorrei principalmente as que mais necessitarem e abençoai o Santo Padre.
- Ó MARIA concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós
Cantar: Mãezinha do céu eu já sei...
  Agradecimento do terço- IAM SANTA CLARA
 COOD___ infinitas graças vos damos soberana rainha, pelos benefícios que recebemos de vossas mãos liberais, dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha...
Todos: Salve Rainha Mãe da misericórdia, vida e doçura esperança nossa salve! A vos os degredados filhos de Eva. A vos suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lagrimas Eia, pois, advogada nossa, esses olhos misericordiosos a nos volvei, e depois deste desterro mostrai Jesus, Bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

INTRODUÇÃO DA IMAGEM PELOS PESCADORES
encenação

SOLANGE- CÂNTICO PADROEIRA

Rogai por nos Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus...  Rogai por nos.
Agradecer a todos.


CANTICO PARA ENSAIR COM AS CRIANÇAS
MELODIA MEZINHA DO CEU
MAEZINHA DO CEU EU JÁ SEI REZAR
E VENHO AQUI PARA TE LOUVAR
RECEBE O MARIA A NOSSA ORAÇÃO
SINAL DO NOSSO AMOR PARA COM NOSSOS IRMAO,
SINAL DO NOSSO AMOR PARA COM NOSSOS IRMÃO


Ó, virgem santa,
Rogai por nós, pecadores
Junto a Deus Pai
E livrai-nos do mal e das dores

Que todo homem caminhe
Tocado pela fé
Crendo na graça divina
Esteja como estiver
Abençoai
Nossas casas, as águas,
As matas e o pão nosso
A luz de toda manhã,
O amor sobre o ódio
Iluminai
A cabeça dos homens,
Te pedimos agora
E que o bem aconteça
Nossa Senhora













 MOLDE  PEIXINHO

CONVITES

Um comentário:

  1. Lindo terço INFÂNCIA ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA
    Eu início a fazer parte desta história linda

    ResponderExcluir