Páginas

Roteiro 4 áreas: Cidadania Missionária

 De todas as crianças do mundo sempre amigas!

      Olá, a IAM de Umuarama trouxe um roteiro para os encontros completo, com as quatro áreas integradas. O tema escolhido foi: CIDADANIA MISSIONÁRIA.

      Estamos  vivenciando a campanha eleitoral 2018, para que os grupos possa interagir e as crianças entenderem o processo eleitoral, achamos propicio elaborar um roteiro como  escolher o  padroeiro do grupo da IAM.



Roteiro para encontro quatro áreas integradas

TEMA: Cidadania missionária

Primeiro encontro- Ver

Material necessário: caixa de papelão para fazer a cabine e uma urna de votação, cédulas, santinhos, imagem e historias da vida dos santos,Imagem de santos
Primeiro encontro: ver
Preparar o ambiente com as cores dos continentes, Bíblia, figuras de vários santos,  Maria, Jesus, pesquisar e imprimir para distribuir para as crianças texto que fala da vida de alguns santos não esquecendo de São Paulo Tchen, São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus.
Oração inicial: Senhor Jesus estamos reunidos porque fomos chamados por ti, sabemos que fomos escolhidos por Deus desde o principio para sermos salvos. Queremos agradecer ao Pai do céu que nos deixa escolher entre o bem e o mal, fazendo o sinal da cruz rezamos juntos e de mãos dadas a oração que nos ensinou, Pai Nosso, Pai nosso...
Vamos dar uma olhadinha no altar? Que tem? Imagem de quem? Só uma imagem? Vocês conhecem quem são? Conhecem a historia deles? Como se chamam? Incentivar as crianças para que interajam...
Este mês nos vamos conhecer as historias de alguns santos, o que eles fizeram, como foi sua vida, aquele que a maioria achar a historia mais bonita vamos eleger, para padroeiro do nosso grupo,ok?
Mas antes de conhecermos as historias dos santos vamos ver o que a Bíblia fala sobre eleger?

13 Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;
Coord _______ Olha que legal!!! Somos escolhidos por Deus! Deus confiou em nós, e nos escolhe para que através de Jesus possamos ser salvos, possamos viver a imensidão do amor de Deus, e o mais legal e que não foi nós que escolhemos e sim Deus!
Coord.: Deus nos escolheu, e nos podemos escolher pessoas para eleger, quem nos podemos eleger? Dar um tempo para que respondam...
Podemos eleger presidente, deputados governadores, prefeitos, vereador... mas antes nos temos que conhecer a sua historia, se é uma pessoa boa, justa, honesta etc...
 Coord.___ então nos vamos conhecer a historia de alguns santos pra depois  elegeremos para nosso padroeiro.
Mas o que faz um santo padroeiro?Alguém sabe?
Padroeiro ou patrono e um intercessor,quando conversamos com ele e pedimos em oração alguma coisa,ele nos escuta, conta para Jesus que nos ajuda...
Mas para estar com Jesus é preciso ter uma vida de santidade, fazer coisas boas, ajudar os mais necessitados, denunciar injustiça, falar de Jesus, imitar Jesus, rezar...
Atividade para colorir desenho de todos os santos
Distribuir as xerox com as historias dos santos, pedindo para que não esqueçam de trazer no próximo encontro para trocar com o amiguinho e assim fazer um rodízio para que conheçam as historias.
Missão comunitária pedir para os pais ler a historia do santo, contando que o grupo vai escolher o padroeiro.
Missão além fronteira: rezar uma ave Maria diária para as crianças tenham a oportunidade de viverem em santidade.
Encerrar com a Ave Maria e oração da IAM

                                                       
Segundo encontro Rezar
Tema: Cidadania Missionária
Preparar o local fazendo um varal com varias figuras de santos, adolescentes caracterizados de São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus para acolher as crianças e contar a historias dos dois santos.
Acolher as crianças cantando o Hino da IAM.
Após a acolhida perguntar se gostaram da historia do santo? Quem leu? Pedir para as crianças trocar a Xerox com historia do santo com o amiguinho e assim continuar o rodízio.
COORD________ Alguém lembra porque estamos conhecendo as historias dos santos? Esperar as respostas das crianças
Coord. Nós estamos conhecendo os santos para eleger o padroeiro do grupo, depois que conhecermos as historias nos vamos escolher o protetor certo?
Coord___ E nosso amigo Jesus também teve que escolher que continuaria sua missão aqui na terra, vamos ver como foi que ele escolheu seus apóstolos?
Coord.____ Jesus antes de escolher seus apóstolos, conviveu com eles, assim ele conheceu cada um, como agiam, como viviam, o que faziam antes de decidir quem estaria com ele, ele os conheceu e depois os elegeu. Vamos ouvir o que Jesus fez?
 Leitura bíblica
  (Lc 6.12-13).  A escolha dos doze foi de grande responsabilidade. “Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolo.

Coord.___ olha que lindo que Jesus fez! Ele conviveu pra conhecer cada um bem de perto, ai no dia que ele tinha que escolher, ficou sozinho pra pensar, conversou com Deus, ele rezou só então escolheu os apóstolos.
Oração: pedir para as crianças olhar as figuras e escolher uma, para fazer uma oração pedindo proteção para as crianças do mundo, dar um tempinho para que escolham.

Coordenador___ Estamos reunidos para rezar pedindo a intercessão dos santos para que protejam as crianças do mundo com sua intercessão.
Rezar uma Ave Maria por continente
Ave Maria Cheia de graça o senhor e convosco bendita sois vós entre as mulheres bendito e o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nos pecadores agora e na hora de nossa morte amem. São..... rogai por nos!
Coord.____ quando chegaram para o encontro vocês foram acolhidos por Santa Terezinha do menino Jesus e São Francisco Xavier, eles são padroeiros universal da missão vocês querem conhecer a historia dos dois?
Os coordenadorrs caracterizados encenam o texto, http://iamumuarama.blogspot.com/2010/06/teatro-de-fantoche.html
Coord.___ então, quem ficou no convento e rezava pra todo mundo? Quem viajou um montão falando de Jesus? Deixar as crianças interagir...quem gostou mais da historia de Santa Terezinha levanta a mão! Agora quem gostou da historia de São Francisco Xavier?
___ então pra escolher em qual santo vamos votar em protetor do grupo nos temos que conhecer a sua historia, quer dizer sua vida o que ele fez...

Missão alem comunitária: pedir para que alguém leia o texto com a historia do Santo, levar o texto para alguém de sua escolha, contar o que diz o texto.
Rezar uma diariamente oferecendo a todos santos.
Encerrar com a saudação da IAM

Terceiro encontro AGIR


Tema cidadania missionária
Preparar o ambiente com as cores dos continentes, a urna e a cabine, cédula.
Figuras dos santos que as crianças conheceram a historia
Cartãozinho com a figura de Paulo Tchen, para as crianças entregar para alguém contando a historia.
Preparar o vídeo com a historia de Paulo Tchen  https://www.youtube.com/watch?v=WGug1AblWNwClub
Acolher ouvindo o cântico mais, mais, mais
Também tem no cd da IAM
Oração inicial
Coordenador fala as crianças repetem ___querido Deus, sabemos que nos escolheu para dar o seu amor através de Jesus que foi enviado para nos salvar como filhos teus, queremos ser seus profetas e anunciar a salvação com nosso testemunho. Amem
Coord.____ qual é o tema que estamos falando este mês? O que estamos fazendo? Quem contou a historia do Santo? Qual santo tem a historia mais legal?
Coord._______ são vidas lindas que fizeram os santos, cada um viveu de um jeito, mas todos também foram escolhidos por Deus, hoje nos vamos conhecer a historia de um menino um menino santo que foi criança que foi deixada para ser criada em um lugar mantido pela Obra Pontifícia e Adolescência Missionária, nos vamos conhecer sua historia assistindo um vídeo.
Ver o vídeo
 Cord_____ então que acharam da historia? Questionar, deixar eles interagir, 
Coord___que linda a historia do menino Paulo tchen,vamos contar  mais pessoas para que conheçam  a vida do menino santo?entregar os cartãozinho para que entreguem na comunidade, família, amigos...
Coord.______ bom vocês conheceram as historias, na próxima semana vamos votar em qual nos queremos como protetor, (mostrar a cédula com os santos,e apontar o quadradinho) cada figura tem um quadradinho aonde vocês vão marcar um x, só uma vez e só em um santo, ok?
Compromisso missionário: levar o cartãozinho para alguém, rezar uma ave Maria todos os dias para as crianças que hoje recebem a ajuda da IAM através da oração e da moedinha.
Encerrar com a oração da IAM
Quarto encontro- Celebrar
Tema: Cidadania missionária
Preparar as cédulas uma para cada participante com as figuras dos santos na qual eles conheceram a historia (sugestão no final do roteiro)
Ver dois adolescentes para mesário
Uma cartolina com a figura dos santos para marcar os votos, a cada voto um x abaixo da figura.
Preparar o ambiente com a urna, cabine eleitoral
Acolher a todos com carinho
Oração coord. _____ Estamos reunido em nome do Pai...
Coord.__ querido Deus hoje nos vamos escolher o protetor do nosso grupo, nos envie o espírito Santo para que seja feita a sua vontade. Amém
Entregar as cédulas aos participantes, explicar como fazer, um a um ir para a cabine marcar o x no santo escolhido.
Organizar que tenha um coordenador para ajudar as crianças a marcar o x.
Após todos votarem, fazer a contagem dos votos marcando na cartolina um x a cada voto recebido.
Dizer quantos votos recebeu cada santo, mostrar a figura do santo que ganhou a eleição pra ser o protetor do grupo.
Formar um círculo com as crianças, no centro um coordenador com a figura do santo, rezar
Coord. ___  querido .........  (falar o nome do eleito) queremos te acolher como nosso protetor que junto com Maria Nossa Mãe possamos ser amigos de todas as crianças do mundo e tornar Jesus conhecido e amado no mundo inteiro. Amem
De todas as crianças do mundo... Sempre amigas! bis
Parabéns pra você...

apoio  para o assessor

https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/   historias de santos





modelo da cabine






2 comentários:

  1. muitooooo obrigada por esses roteiros me ajudam muitoooo a trabalhar com as crianças ... comecei a contribuir na iam em julho e fico encantada com essa obra linda

    ResponderExcluir
  2. Acho fantástico esses roteiros que vcs preparam. Facilitam bastante pra gente. São mt legais e as crianças amam. Bigaduuu😍😘

    ResponderExcluir