Páginas

IAM - TERÇO MISSIONÁRIO



De todas as crianças do mundo sempre amigas!

  A  Obra pontifícia da Infância e adolescência missionaria tem dois compromisso que marca o seu carisma,oração e sacrifício.

 Para que as crianças assimilem melhor  a oração do terço, preparamos de uma forma dinâmica a contemplação dos mistérios  gozosos e dos cinco continentes.
Os mistérios podem ser encenados ou não conforme a sua realidade local.



                                     TERÇO MISSIONÁRIO – IAM
COORD-  

REZAR O ROSÁRIO, NOS LEVA À MEDITAR SOBRE A VIDA DE MARIA. Quando rezamos o terço LIMPAMOS nosso coração para que aprendamos amar a Deus, cada dia mais.

AGORA, VAMOS TODOS FECHAR OS OLHOS E IMAGINAR QUE ESTAMOS RECEBENDO UM BUQUÊ DE ROSAS. QUEM TE ENVIOU ESTE BUQUÊ TE AMA MUITO, NÃO É MESMO?

QUE LINDO! QUANTA ALEGRIA SENTE QUEM DÁ! É ISSO QUE DEVEMOS SENTIR QUANDO ENTREGAMOS A MARIA O NOSSO BUQUE DE ORAÇÕES. MUITA ALEGRIA!

E MAIS ALEGRIA AINDA SENTE QUEM RECEBE! E MARIA SENTE MUITA ALEGRIA, QUANDO RECEBE AS AVE MARIAS DEDICADAS Á ELA, COMO AS ROSAS DE UM BUQUÊ.
POR ISSO VAMOS REZAR COM MUITA ALEGRIA, PARA NOSSA MÃEZINHA QUE LÁ DO CÉU, CUIDA DE TODOS NÓS COM TANTO AMOR, QUE ELA NOS AJUDE A TRAZER PAZ E ALEGRIA Á TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO.





Pelo sinal da santa cruz, livrai- nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do pai...
Todos:_ Creio em Deus Pai, Todo Poderoso, criador do céu e da terra
e em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai, Todo Poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos
creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne,
na vida eterna. Amém.
Criança põe flor amarela (durante a oração)
Homenagem a Santíssima Trindade.
 Pai Nosso...___________  criança põe flor azul
Uma Ave Maria em homenagem ao pai que nos criou,___criança põe flor branca
Uma Ave Maria a Deus Filho que nos redimiu, ______ criança põe flor  vermelha
Uma Ave Maria ao Espírito santo que nos santifica, _____criança põe flor verde
Cantar: mãezinha do céu eu já sei...

PRIMEIRO MISTÉRIO – O ANJO ANUNCIA QUE JESUS NASCERIA DE MARIA

O ANJO DIZ A MARIA: “ALEGRA-TE! DEUS TE AMA MUITO E TE ESCOLHEU PARA SER A MÃE DE JESUS!”
E MARIA DISSE AO ANJO: “ EU ENTREGO A DEUS A MINHA VIDA E MEU CORAÇÃO. QUERO FAZER TUDO O QUE ELE ME PEDIR”.


                                       REZEMOS PELO CONTINENTE DA ÁFRICA 

COORD 1_ LEMBRANDO SUAS IMENSAS FLORESTAS VERDES E A ESPERANÇA NO CRESCIMENTO DA FÉ. CONTINENTE ESTE ONDE AS CRIANÇAS MAIS SOFREM PELAS DOENÇAS.
COORD 2_Maria, eu não sei se Jesus ficou doente, quando criança, Mas sei  que na Àfrica,  muitas crianças morrem por causa das doenças.  Maria, que és mãe de todos, fique bem pertinho destas dores e ensina-me a pensar e rezar por eles também.
10  Ave Maria ( da seguinte forma)
Criança_ Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois  vós entre as mulheres,  e bendito é o fruto do vosso ventre. (põe a flor)
Todos: Jesus irmão dos pequenos e dos pobres.
Gloria ao Pai...  
- Óh meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, socorrei principalmente as que mais necessitarem da vossa misericórdia e abençoai o Santo Padre o Papa.
- Óh Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

  •                                  Cantar: mãezinha do céu eu já sei rezar
  •                                                e venho aqui para te louvar
  •                                                recebe ó Maria nossa oração
  •                                                sinal do nosso amor
  •                                                para com nossos irmão
  •                                               sinal do nosso amor 
  •                                               para com nossos irmãos


                            SEGUNDO MISTÉRIO – MARIA VISITA SUA PRIMA ISABEL

COORD 1_O ANJO CONTOU A MARIA, QUE SUA PRIMA ISABEL ESTAVA GRÁVIDA, E SABENDO DISSO ELA VIAJA (POR +- 150 KM), ENTRE MONTANHAS, RIOS E MUITOS LUGARES PERIGOSOS, PARA  AJUDÁ-LA. QUANDO AS DUAS SE ENCONTRARAM, O BEBÊ DE ISABEL ESTREMECEU DE ALEGRIA, PORQUE NO VENTRE DE MARIA ESTAVA JESUS, O FILHO DE DEUS.

                                        REZEMOS PELO CONTINENTE AMERICANO

COORD 1:_Terra dos índios pele vermelha, seus primeiros habitantes. Continente com o maior número de católicos, mas onde encontramos as maiores desigualdades. Lugar onde se faz urgente a Ação Missionária.
 COORD 2_ Maria, eu também quero levar Jesus a todos, quero dividir a felicidade de ter Jesus em meu coração e ajudar com alegria aqueles que mais necessitam. Maria, você que muito carinho deu a Deus que se fez criança, ensina-nos a fazer alguma coisa por aqueles  que não tem nada.
Criança _Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois  vós entre as mulheres,  e bendito é o fruto do vosso ventre. (põe a flor)
Todos: Jesus companheiro e irmão das crianças de rua.
Gloria ao pai...
- Óh meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, socorrei principalmente as que mais necessitarem da vossa misericórdia, e abençoai o Santo Padre o Papa.
- Óh Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Cantar: mãezinha do céu eu já sei...

                              TERCEIRO MISTÉRIO JESUS NASCE EM BELÉM

QUANDO JESUS NASCEU EM BELÉM, FOI VISITÁ-LO OS PASTORES E OS REIS MAGOS LEVANDO Á ELE PRESENTES. DEPOIS ADORARAM A JESUS, O MENINO DEUS, QUE ESTAVA SOBRE AS PALHAS NUMA MANJEDOURA.

                                      REZEMOS PELO CONTINENTE EUROPEU

COORD 1:_Continente onde encontramos o maior mensageiro da paz – O PAPA, terra de onde partiram a maior parte dos missionários, mas um território onde ainda se tem muito por fazer, onde nascem menos crianças e onde Deus é mais esquecido.
 COORD 2:_Maria, você que conheceu a alegria de uma família unida, ajude-nos a eliminar a destruição das famílias e chama novos missionários.
                         Jesus, eu também quero lhe dar muitos presentes de amor, fazendo coisas boas em casa, na escola e para meus amigos. Venha ao meu coração e me ajude a ser bom como você.
 Criança _ Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco,  bendita sois vós entre as mulheres,  e bendito é o fruto do vosso ventre. (põe flor)
Todos: Jesus irmão das crianças que rezam pelo mundo.

Gloria ao pai...  
- Óh meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais necessitarem da vossa misericórdia e abençoai o Santo Padre o Papa.
- Óh Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós
Cantar: mãezinha do céu eu já sei...

             QUARTO MISTÉRIO – MARIA E JOSÉ LEVAM JESUS AO TEMPLO

 COOD 1_ Quando Jesus completou 40 dias, Maria e José o levaram ao Templo. Ali, um homem chamado Simeão o tomou nos braços e falou com alegria este menino é o Salvador que Deus nos enviou.

 COOD 2_ Maria e José nos ensinam que é importante ir á casa de Deus, a Igreja. Ele sempre está á nossa espera.

                                  REZEMOS PELO CONTINENTE DA OCEANIA

COORD 1_Continente formado por inúmeras ilhas cercadas pelas águas azuis de seus mares. Terra onde o turismo prevalece e não há lugar para Deus.
COORD 2_ As crianças da Oceania desejam conhecer Jesus.
 Maria, você que fostes por Deus uma excelente educadora, fazei que também as crianças da Oceania  encontrem missionários  que lhes anunciem o amor de Jesus.

Criança_ Ave Maria cheia de graça,  o Senhor é convosco,  bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre. (põe o flor )
Todos: Jesus amigos de todas as crianças do mundo.
Gloria ao pai...  
- Óh meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais necessitarem da vossa misericórdia, e abençoai o Santo Padre o Papa.
- Óh Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Cantar: mãezinha do céu eu já sei ...

     QUINTO MISTÉRIO – MARIA E JOSÉ ENCONTRA JESUS QUE ESTAVA PERDIDO

COOD 1_ Maria disse a Jesus: - Estávamos te procurando e muito preocupados!
              Jesus respondeu: - Não sabiam que devo me preocupar com as coisas de meu Pai?
Juntos voltaram para casa e Jesus crescia e era muito obediente aos seus pais.

                                    REZEMOS PELO CONTINENTE DA ÁSIA

COORD 1_Terra das raças amarelas, local onde encontramos mais da metade da população do planeta e o menor número de cristãos. Território onde encontramos locais de extrema pobreza, onde milhões de crianças trabalham como escravos.
COORD 2_ Óh Maria, as crianças da Ásia passam sua infância nas fabricas de sapatos, de fósforos,de tijolos, sem receber a justa recompensa. Óh Maria, você que embalou Jesus para que ele não sentisse a pobreza de uma gruta, faça com que eu me sinta responsável pelo sofrimento das crianças do mundo e seja mais generoso e responsável.
Criança_ Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito e o fruto do vosso ventre. (põe a flor)
Todos: Jesus  irmão das crianças exploradas pelo mundo.
Gloria ao pai...       
- Óh meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, socorrei principalmente as que mais necessitarem de sua misericórdia,  e abençoai o Santo Padre o Papa.
- Óh Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Cantar: mãezinha do céu eu já sei...

                                             AGRADECIMENTO DO TERÇO-
 COOD_ Infinitas graças vos damos soberana rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais, dignai-vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais nos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha...
Todos: Salve Rainha mãe da misericórdia, vida e doçura esperança nossa salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai- nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Para encerrar sugerimos o cântico

 Maria Minha Mãe Maria

 

Maria,minha mãe, maria,
Queria te falar de amor.
Mostrar que em meu peito aberto,
Cultivo um jardim em flor.
Cultivo um jardim de rosas
Que não têm espinhos
Pra te machucar.
Cultivo um jardim tão lindo
Rosas perfumadas
Pra te ofertar.
Maria, eu que não sabia
Como era tão sublime amar.
Agora, mãe do céu, maria,
Contigo sigo a cantar.
E canto pela vida afora,
Embora encontre pedras
Não vou mais parar.
Pois sei que com você, maria
Minha mãe, maria,
Vou sempre contar.
Maria, minha mãe, maria
Maria vou sempre te amar
Maria vou sempre te amar
 
São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus... Rogai por nós.
 
 


2 comentários: