Passei rapidinho para deixar uma sugestão para o mês de novembro, e vocês podem encontrar mais sugestões e idéias no jornal Missão Jovem, no site do PIME - Pontifícios Institutos Missões Exteriores.
Oi amiguinhos! Vocês sabiam que no dia 04 de Junho
celebra-se o “Dia Internacional das Crianças Vítimas
de Agressões”?
É um dia que nos entristece, mas que quer de nós o compromisso para ajudar essas crianças, como fizeram as crianças na
época de Dom Carlos, fundador do IM, que ajudaram as crianças da China. De acordo?
É um dia que nos entristece, mas que quer de nós o compromisso para ajudar essas crianças, como fizeram as crianças na
época de Dom Carlos, fundador do IM, que ajudaram as crianças da China. De acordo?
PARA
UMA BOA REUNIÃO, ASSESSORES E COORDENADORES, PREPAREM E SIGAM ESSE
ROTEIRO
Acolhida - Saudação - Oração - Partilha da vivência missionária - Relatório das atividades - Assunto da semana - Tarefa - Conclusão - Confraternização
Acolhida - Saudação - Oração - Partilha da vivência missionária - Relatório das atividades - Assunto da semana - Tarefa - Conclusão - Confraternização
1.ª
SEMANA:
REALIDADE MISSIONÁRIA
Seguir o roteiro das reuniões
Assunto:
Por que tanta violência?
REALIDADE MISSIONÁRIA
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Assunto:
Por que tanta violência?
Crianças, como disse no início, estamos
celebrando o “Dia Internacional das Crianças Vítimas
de Agressões”.
Um dia desses nem deveria existir, mas, infelizmente,
é enorme o número das crianças que sofrem violência
de todo tipo. Imaginem só:
- Dois milhões de crianças morreram nas guerras dos últimos 10 anos.
- 10 mil crianças, a cada ano, morrem ou ficam mutiladas pelas minas (bombas).
- 600 milhões de crianças, no mundo, vivem em condições de pobreza.
- 12 milhões de crianças morrem, anualmente, por simples doenças, pois os remédios não chegam até suas aldeias.
- 130 milhões de crianças do mundo não vão a escola.
- 250 milhões de crianças no mundo (2 milhões são brasileiras) entre 5 e 14 anos são obrigadas a trabalhar.
E as crianças negras são as que se encontram
em situação mais dramática.
Colher impressões sobre estas estatísticas?!
Quem de nós já viu:
- alguma criança sendo agredida?
- dormindo na calçada ou mexendo no lixo buscando comida? (Deixar falar)
Os
adultos dizem que as crianças são o “futuro”
do Brasil.
Mas que futuro é esse? (Deixar falar)
Crianças, já que Deus gosta de nós,
Ele quer que o nosso futuro comece logo, hoje.
É isso que nós queremos ver direitinho durante este mês. De acordo?
É isso que nós queremos ver direitinho durante este mês. De acordo?
Compromisso:
As crianças recolhem ilustrações
e pesquisam em jornais, revistas e Internet sobre as situações
mais tristes das crianças do Brasil e do mundo. Trazem tudo anotado
no caderno, dizendo também os sentimentos e idéias que surgiram
a partir da pesquisa. O coordenador pode levar para o encontro um cartaz
com os 10 Direitos das Crianças.
2.ª
SEMANA:
ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA
Seguir o roteiro das reuniões
Assunto:
Deus quer as crianças felizes
ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA
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Assunto:
Deus quer as crianças felizes
Amiguinhos! Olhem só o que Jesus fez para demonstrar
o quanto nossos irmãozinhos são importantes e merecem todo
o nosso amor e atenção.
Tomando uma criança, Jesus a colocou no
meio dos apóstolos e disse:
- “todo aquele que recebe a um destes pequeninos
em meu nome, é a mim que recebe” (Cf. Mc 9,37)
Ao
ver a situação de tantas crianças no mundo, castigadas
pela fome, doentes, usadas para trabalhar, fora da escola, Jesus fica
triste. Deus não quer que seus filhinhos prediletos sacrifiquem
sua infância, mas que ela seja bem aproveitada. Partilha. (Cada
criança apresenta sua pesquisa, que deve estar em seu caderno e,
colocando suas ilustrações no piso da sala, expressa seus
sentimentos). O coordenador apresenta depois o cartaz com os 10 Direitos
das Crianças aprovados pelas Nações Unidas em 20
de novembro de 1959. Cada criança lê um dos direitos e todas
fazem comentários sobre sua observância ou não, no
mundo. No final, as crianças podem se manifestar sobre os direitos
mais violados.
Oração:
No final, as crianças, de mãos dadas e
olhando para as gravuras, fazem orações espontâneas
para as crianças mais sofredoras do mundo. O Coordenador conclui
exortando as crianças a rezarem e ajudarem as crianças menos
favorecidas de sua cidade e do mundo.
Compromisso:
Conversar em casa com os pais e com os colegas da escola
sobre a situação triste de muitas crianças do mundo.
Preparar um cartaz sobre isso, com a frase:
O que nós fazemos por estas crianças?
Pedir à professora para colocar o cartaz na sala
de aula.
3.ª
SEMANA:
COMPROMISSO MISSIONÁRIO
Seguir o roteiro das reuniões
Assunto:
Estendendo a nossa mão
COMPROMISSO MISSIONÁRIO
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Assunto:
Estendendo a nossa mão
Ler
Mt 18,5: “Todo aquele que receber a um destes pequeninos
em meu nome, é a mim que recebe”. É Jesus quem está
falando. O que podemos fazer para que os direitos das crianças
sejam respeitados? Se pudéssemos votar no próximo mês
de outubro, a quem daríamos nosso voto para que defendesse os direitos
das crianças?
E para não ficarmos na conversa, e a partir também
da troca de experiência e do diálogo que tivemos com nossos
pais, amigos e colegas, durante a semana, o que de concreto faremos para
responder a esse apelo do nosso amigo Jesus e socorrermos pelo menos uma
criança de nossa cidade que mais precisa? (cada um colhe as sugestões
em seu caderno).
Compromisso:
Coordenador.
Eu dou minha sugestão. Que tal sairmos em grupinhos de três
pelo nosso bairro para conhecermos as crianças mais marginalizadas
e conversarmos com elas? No 4.º encontro, cada grupo irá apresentar
a criança que, segundo elas, é a que mais precisa.
Entre todas, será escolhida a criança que
o grupo ajudará durante o ano de 2006. Pedir que tragam os pais,
umas crianças necessitadas e a contribuição mensal.
O coordenador reza uma oração de envio dos grupinhos.
4.ª
SEMANA:
VIDA DE GRUPO
Seguir o roteiro das reuniões
VIDA DE GRUPO
Seguir o roteiro das reuniões
O encontro inicia com o roteiro de sempre. Dar importância
ao relatório sobre a missão realizada e à escolha,
entre as crianças apontadas, daquela que o grupo se empenhará
em ajudar durante o ano de 2006. O coordenador ou o assessor farão
uma breve apresentação da Infância Missionária
aos convidados.
Também,
juntocom as crianças, apresentará, de forma dinâmica,
o trabalho realizado nos encontros de Junho. Contribuição.
Cada criança dê sua ajuda mensal para os missionários
e para a animação missionária. Confraternização.
Depois dos avisos necessários, o grupo realiza sua confraternização
mensal da forma que achar melhor. O importante é que seja vivida
num clima de grande amizade e fraternidade.
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