Crianças
Oi amiguinhos! Vocês sabiam que no dia 04 de Junho celebra-se o
“Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressões”?
É um dia que nos entristece, mas que quer de nós o compromisso para ajudar essas crianças, como fizeram as crianças na época de Dom Carlos, fundador do IM, que ajudaram as crianças da China. De acordo?
PARA UMA BOA
REUNIÃO, ASSESSORES E COORDENADORES, PREPAREM E SIGAM ESSE
ROTEIRO
Acolhida - Saudação - Oração - Partilha da vivência missionária - Relatório das atividades - Assunto da semana - Tarefa - Conclusão - Confraternização
1.ª SEMANA:
REALIDADE MISSIONÁRIA Seguir o roteiro das reuniões Assunto: Por que tanta violência?
Crianças, como disse no início, estamos celebrando o “Dia
Internacional das Crianças Vítimas de Agressões”.
Um dia desses nem deveria existir, mas, infelizmente, é
enorme o número das crianças que sofrem violência de todo tipo. Imaginem
só:
E as crianças negras são as que se encontram em situação mais
dramática.
Colher impressões sobre estas estatísticas?!
Quem de nós já viu:
Os adultos dizem que as crianças são o “futuro” do Brasil.
Mas que futuro é esse? (Deixar falar)
Crianças, já que Deus gosta de nós, Ele quer que o nosso futuro
comece logo, hoje.
É isso que nós queremos ver direitinho durante este mês. De acordo?
Compromisso:
As crianças recolhem ilustrações e pesquisam em jornais,
revistas e Internet sobre as situações mais tristes das crianças do Brasil e do
mundo. Trazem tudo anotado no caderno, dizendo também os sentimentos e idéias
que surgiram a partir da pesquisa. O coordenador pode levar para o encontro um
cartaz com os 10 Direitos das Crianças.
2.ª SEMANA:
ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA Seguir o roteiro das reuniões Assunto: Deus quer as crianças felizes
Amiguinhos! Olhem só o que Jesus fez para demonstrar o quanto
nossos irmãozinhos são importantes e merecem todo o nosso amor e atenção.
Tomando uma criança, Jesus a colocou no meio dos
apóstolos e disse:
- “todo aquele que recebe a um destes pequeninos em meu nome, é
a mim que recebe” (Cf. Mc 9,37)
Ao ver a situação de tantas crianças no mundo, castigadas pela fome,
doentes, usadas para trabalhar, fora da escola, Jesus fica triste. Deus não quer
que seus filhinhos prediletos sacrifiquem sua infância, mas que ela seja bem
aproveitada. Partilha. (Cada criança apresenta sua pesquisa, que deve estar em
seu caderno e, colocando suas ilustrações no piso da sala, expressa seus
sentimentos). O coordenador apresenta depois o cartaz com os 10 Direitos das
Crianças aprovados pelas Nações Unidas em 20 de novembro de 1959. Cada criança
lê um dos direitos e todas fazem comentários sobre sua observância ou não, no
mundo. No final, as crianças podem se manifestar sobre os direitos mais
violados.
Oração:
No final, as crianças, de mãos dadas e olhando para as
gravuras, fazem orações espontâneas para as crianças mais sofredoras do mundo. O
Coordenador conclui exortando as crianças a rezarem e ajudarem as crianças menos
favorecidas de sua cidade e do mundo.
Compromisso:
Conversar em casa com os pais e com os colegas da escola sobre
a situação triste de muitas crianças do mundo.
Preparar um cartaz sobre isso, com a
frase:
O que nós fazemos por estas crianças?
Pedir à professora para colocar o cartaz na sala de aula.
3.ª SEMANA:
COMPROMISSO MISSIONÁRIO Seguir o roteiro das reuniões Assunto: Estendendo a nossa mão
Ler Mt 18,5: “Todo aquele que receber a um destes
pequeninos em meu nome, é a mim que recebe”. É Jesus quem está falando. O que
podemos fazer para que os direitos das crianças sejam respeitados? Se pudéssemos
votar no próximo mês de outubro, a quem daríamos nosso voto para que defendesse
os direitos das crianças?
E para não ficarmos na conversa, e a partir também da troca de
experiência e do diálogo que tivemos com nossos pais, amigos e colegas, durante
a semana, o que de concreto faremos para responder a esse apelo do nosso amigo
Jesus e socorrermos pelo menos uma criança de nossa cidade que mais precisa?
(cada um colhe as sugestões em seu caderno).
Compromisso:
Coordenador. Eu dou minha sugestão. Que tal sairmos
em grupinhos de três pelo nosso bairro para conhecermos as crianças mais
marginalizadas e conversarmos com elas? No 4.º encontro, cada grupo irá
apresentar a criança que, segundo elas, é a que mais precisa.
Entre todas, será escolhida a criança que o grupo ajudará
durante o ano de 2006. Pedir que tragam os pais, umas crianças necessitadas e a
contribuição mensal. O coordenador reza uma oração de envio dos grupinhos.
4.ª SEMANA:
VIDA DE GRUPO Seguir o roteiro das reuniões
O encontro inicia com o roteiro de sempre. Dar importância ao
relatório sobre a missão realizada e à escolha, entre as crianças apontadas,
daquela que o grupo se empenhará em ajudar durante o ano de 2006. O coordenador
ou o assessor farão uma breve apresentação da Infância Missionária aos
convidados.
Também, juntocom as crianças, apresentará, de forma dinâmica, o
trabalho realizado nos encontros de Junho. Contribuição. Cada criança dê sua
ajuda mensal para os missionários e para a animação missionária.
Confraternização. Depois dos avisos necessários, o grupo realiza sua
confraternização mensal da forma que achar melhor. O importante é que seja
vivida num clima de grande amizade e fraternidade.
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