A terceira jornada nacional da IAM tem inicio em maio de 2015 a maio de 2016,este ano iniciaremos a jornada dia 31 de maio e sera dedicado ao continente Asiático com o tema IAM da America a serviço da missão na Asia. Para que as crianças entendam a jornada e conheçam a Asia preparamos este primeiro roteiro para vocês
Tema: Cultura e realidade da Ásia
Dica: Caso nenhuma crianças responda uma pergunta um animador deve responder.
Ambiente:
·
Globo ou mapa;
·
Cores dos continentes;
Destaque para cor amarela (cor da Ásia)
·
Bíblia (Mateus 25 : 40)
·
Imagem da cultura e da realidade das
crianças da Ásia e da América (Anexo)
|
·
Faixa ou Cartaz de boas vindas a iam;
·
Cartazes:
De todas as
crianças do mundo sempre amigas
Crianças que
evangelizam crianças
Cartaz da terceira
jornada da IAM
·
Cartolina para colocar as imagens
|
Acolhida / Recepção
Receber a todos com alegria, se possível com algo característico da
Ásia. (Roupa amarela, chapéu...)
____________: Bom dia Crianças (espera) Que fraquinho! BOM
DIA.
____________: Na infância somos amigos
de todas as crianças do mundo! De todas as crianças do mundo: sempre amigos. Por
isto iremos brincar da dança da amizade. Cada um arranja um amiguinho, formando
parzinho.
Dança da amizade (melodia ai bota aqui, ai boto aqui
o seu pezinho...)
(Colocar a mão
direita no ombro do amiguinho. Mexer o pé direito para frente e para trás)
Musica: Essa é a dança é a dança da amizade.
É alegria para lá e para cá (bis)
(Troca a mão e o
pé: agora o esquerdo)
Musica: Essa é a dança é a dança da amizade. É alegria para lá e para cá
(bis)
(Dar as mãos e roda cantando)
Musica: Laiaaa Lai A Laiala
(troca o sentido de
girar) Laia Laia Lai
La
|
_________: Agora grupinho com quatro.
(depois com seis/oito, depois todo mundo junto)
Oração Inicial
____________: Jesus
é o nosso melhor amigo. E ele quer que sejamos amigos de todas as crianças do
mundo. E é nessa amizade que estamos
reunidos em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém.
____________: Vamos rezar a oração da IAM? Jesus (junta as mãozinhas) pela sua Santa
Infância
Tenha compaixão, das pobres crianças, que não Te
conhecem, Protege elas, e envia muitos
missionários, para que elas, te conheçam, e tenham vida em abundância.
Amém (bate uma palma)
Conhecendo a Ásia
____________: Quem lembra a cor dos continentes? (Apontar as cores) Aqui temos o verde
que simboliza a África, o vermelho que é
daqui da América, o branco lá da Europa, o amarelo é da Ásia e o azul da
Oceania.
____________: Nós já rezamos e enviamos o dinheirinho do cofrinho para
a America. E na segunda jornada foi para
áfrica. E sabem para qual vamos rezar e ajudar a partir de maio?
____________: Nós vamos rezar pelo continente asiático,quem sabe
que cor é o continente da ÁSIA? Isso mesmo amarelo.
____________: Vamos ver no mapa onde fica? (apontar no mapa). A gente ta aqui na
América. Olha que looonge que é a Ásia daqui. O Japão que fica na Ásia, fica a
doze horas, bem do outro ladinho do mundo. Quando a gente ta dormindo eles estão acordados.
____________: Nós somos da IAM da
América. E este ano então
a IAM da America que vai rezar e ajudar as crianças da Ásia. legal né? E vai
ter um evento bem legal sobre isto
____________: (Mostrar
o cartaz da III jornada nacional e ler) IAM da America a serviço da missão na Ásia. Olha que
bacana o nosso coração vai bater mais forte pelas crianças que moram laaa na Ásia
____________: Vamos conhecer mais um pouquinho da
Ásia? Como será que são as crianças de La?Qual a diferença com as crianças da
America?
Anexo
das crianças do mundo e do mapa mundi.
____________: (Mostrar
as imagens das crianças dos dois continentes) Dar
tempo para que olhem questionando instigando.
____________: Vamos colocar cada
criança em seu continente?
____________: Vocês sabiam que apesar
de muito diferente, hoje a gente é muito igual? Olha aqui no Brasil tem um indiozinho.
Por que ele representa o Brasil. Mas quem aqui está vestido de índio?
____________: Apesar de algumas roupas
diferentes, como na Arábia. No Japão e na China eles se vestem igual a gente.
Shorts e camiseta. Muita das coisas que a gente tem, brinquedos e celulares são
até feitos lá na China.
Anexo
das diferenças
____________: Algumas coisas são bem
diferentes. Da onde que é está comida? Olha o uniforme como é diferente. Até as
letras no Japão são diferentes. Vamos colar elas em cada lado do continente?
Anexo das dificuldades
____________: Mas ainda tem muita
dificuldade lá. O que vocês estão vendo nas imagens?
____________: O que vocês acham que
Jesus acha das crianças da América ajudarem as crianças da Ásia? Vamos ver o
que Jesus pensa?
____________: (Ler na Bíblia Mateus 25-40) 'Digo com certeza a
verdade: O que vocês fizerem a algum dos meus irmãos, mesmo o mais pequenino, foi
a mim que o fizeram'.
____________: ‘Nossaaaa
que legal Jesus ta dizendo q tudinho que a fizer para os outros é pra ele que a
gente ta fazendo... Eu quero agradar Jesus e vocês?
____________: Vocês
sabem que São Francisco Xavier foi à Ásia? É ele foi à Índia e ao Japão. (Mostrar a figura de São Francisco Xavier)
____________: Ele era lá da Espanha. Que fica aqui na Europa. (colocar ele no mapa) Lá em 1500 Portugal e Espanha estavam
mandando bastantes navios. Um destes ia para a Índia e achou o Brasil.
____________:O Papa estava pedindo que
mandassem missionários junto nos navios. Para que as pessoas pudessem conhecer
Jesus.
____________: Em 1541, São Francisco
Xavier pegou um Navio em Portugal e partiu no globo. Foi um dos maiores
missionários do mundo, ficou bastante tempo na Índia e no Japão. Ajudando um
montão de gente. Vamos colar São Francisco Xavier aqui na Europa?
Dinâmica
____________: Vamos aprender uma brincadeira
chamada kabaddi. Que as crianças da Índia e do Japão adoram brincar?
Duas
equipes, uma pode ser a Índia, e a outra o Japão. Cada uma tem o seu campo –
um lado da sala
Um dos jogadores da Índia entrará
no campo do outro com o objetivo de tocar no máximo de jogadores adversários.
Este jogador quando estiver dentro
do campo, tem de repetir continuamente em voz alta a palavra kabaddi sem respirar. Se respirar,
enquanto estiver no campo de jogo, será eliminado e haverá uma troca de
papéis: os atacantes passarão a ser defensores e vice-versa.
Se o atacante conseguir sair do
campo de jogo sem respirar, todos os defensores em que tiver tocado vão para
sua equipe, e haverá troca de papeis.
O jogo termina quando uma equipa
não tiver jogadores, ou quando acabar o horário rs.
|
Oração Final
____________: Como compromisso, vamos
rezar esta semana nossa Ave Maria para as crianças da Ásia, combinado?
____________: Maria ama todas as crianças do mundo como ama
Jesus, vamos rezar uma Ave Maria pedindo que ela interceda para todas as
crianças do mundo e em especial para as crianças da Asia...
____________: De todas as crianças do mundo... Sempre amigas!
Veja também o Segundo, Terceiro e Quarto. As figuras estão em Anexo Ásia.
Veja também o Segundo, Terceiro e Quarto. As figuras estão em Anexo Ásia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário