Páginas

Via sacra para crianças (pequenos passos de amor e de dor)


PEQUENOS PASSOS DE AMOR E DOR-
VIA SACRA PARA CRIANÇAS



IAM E CATEQUESE DA PAROQUIA PAROQUIA SÃO JOSE OPERÁRIO PREPAROU  ESTA DINÂMICA USANDO OS TEXTO DO LIVRO EDITADO PELA POM,FICOU MUITO BONITO E EMOCIONANTE,AS FIGURAS QUE USAMOS NA APRESENTAÇÃO FOI  COPIADA  DO LIVRETO E DESENHADA DO TAMANHO DE UMA FOLHA DE CARTOLINA PELA PROFESSORA DE ARTES CLAUDIA LOBATO TORNANDO O DESENHO BEM VISÍVEL PRA TODOS OS PRESENTES 



Pequenos passos de amor e dor
Leitura(Marcos,10 a 13)
Via -Sacra das crianças.
(OS cartazes e as velas  formarão uma cruz iluminada)

                             

Leitor 01        -O caminho que Jesus percorreu de Jerusalém ate o calvário ,desde o inicio,foi chamado de via cruzes (caminho da cruz) Ao longo dos séculos, tornou-se a peregrinação pela qual somos convidados a acompanhar os passos de Jesus que,com seu sofrimento,deu a vida ao mundo.

Celebrando a via sacra, não podemos deixar de ver na dor do filho de Deus, as dores do mundo, sobretudo,dos mais inocentes e pequeninos Naquela sexta -feira da Paixão, todos estavam presente,e por meio dele,o mundo foi reconciliado com Deus.                                                       

 (mc 15,15)
PILATOS,QUERENDO SATISFAZER A MULTIDÃO SOLTOU BARRABÁS,MANDOU AÇOITAR JESUS,ENTREGOU-O PARA SER CRUCIFICADO


 LEITOR 03:  Em algumas nações também os adolescentes podem ser processados e condenados não tem possibilidade de defesa e esperam sem esperança, a pena
. todos: nos te  adoramos senhor,e te bendizemos,porque pela vossa santa cruz remiste o mundo


 Comentarista: Jesus quando Pilatos te condenou
Á morte tu querias rebelar-te, porque eras inocente, mas depois,olhaste longe e enchergas- te o rosto de muitas crianças condenadas a morte por causas injustas,de doenças,de fome,de miséria moral e material.
Aqueles rostos, Senhor, convenceram-te  a aceitar, sem justificação, a condenação,como uma criança que não sabe e não pode pedir explicação por um sofrimento que recebeu

LEITOR 01:  perdoa nos Senhor,por não  aprendermos a respeitar a vida  humana e ainda aceitamos condenar a morte criaturas feita a tua imagens e semelhança.

 Todos: Nos te adoramos Senhor, e te bendizemos, porque pela sua santa cruz remiste o  mundo
                                     Musica (SE CALAREM OS PROFETAS)

 Leitor 2: Segunda estação: Jesus carrega a cruz.(SEGUNDO CARTAZ e vela)
Carregando a sua cruz ele saiu para um lugar chamado calvário(Jô,19-17)
 Leitor 3: 250 milhões de crianças no mundo trabalham como escravos:
 Leitor 1:Nas fabricas de tapetes, de fósforos, de congelados, de brinquedos ,nas minas de carvão ,nas vidraçarias ,nas colheitas de chá, nas fazenda de cana de açúcar


 Todos:Nos te adoramos senhor, e te bendizemos,Porque pela santa cruz remiste o mundo
.

Comentarista: Jesus quando te apresentam a cruz,tu a abraçaste,porque carregar aquele peso te ajudava a amar e a ter compaixão das crianças que todo dia carregam sobre os ombros pesados tijolos e que nas minas são obrigadas a empurrar pesados carrinhos de carvão.
Pensaste nos cortadores de cana de açúcar debaixo do sol quente,sem mínimo de descanso,nos tecelões de tapetes,fechados em pequenos e úmidos quartos,nas meninas que trabalham nas fabricas de brinquedos,
                                              
de fósforos,de congelados:nos pequenas colhedoras de ervas de cha,nos pequenos guardiões de rebanhos,nos 250 milhões de crianças trabalhadoras,vencidas pelo cansaço e pagas  miseralvemente.

                                                    MUSICA : NOITES TRAIÇOEIRA




eitor 2:Terceira estação :  
 L Jesus cai debaixo da cruz (terceiro cartaz e vela)
Protege-me Senhor da s mãos do ímpio, salva-me do homem violento eles planejam me fazer cair.
 Leitor 3:Em  todo o mundo existem mais de 600 mil meninos-soldados;São treinados para  guerra, atiram com ousadia,mas nos seus corações tem muito medo.
 Todos:Nos te adoramos Senhor ,e te bendizemos,porque,pela tua santa cruz remiste o mundo.


Comentarista:Jesus quando caíste debaixo do peso da cruz,não pensaste em si mesmo,mas nos teus e nossos irmãos pequeninos, que caíram na rede dos soldados cruéis,  ainda muito pequenos ,são treinados para a guerra,obrigados a atirar,ferindo,sem remédio,seus corações.A pequena metralhadora é a cruz dos meninos-soldados desmontam-na,carregam-na e lustram-na.Parecem forte,mas,no coração,tem muito medo, a noite,como travesseiro.usam aquele instrumento de guerra,e os seus sonhos são tingidos de sangue.Estes rapazinhos,como tu,sem o ter procurado,sobem ao calvário sob o peso das armas e da violência.
 Leitor 1: Perdoai-nos Senhor, por termos armado as mãos de inocentes das crianças, destruindo seus brinquedos e sonhos de infância.
                                                    MUSICA: O IMPOSSÍVEL

  



leitor2:QUARTA ESTAÇAO  Jesus e ajudado por Sirineu 
(4 cartaz e vela)

Simão de Sirene,ajuda a Jesus a carregar a cruz.
Em 110 países, as crianças da infância e adolescência missionária ajudam às demais de todo o mundo com oração, sacrificios e gestos de solidariedade.


todos NOS TE ADORAMOS Senhor,e te bendizemos,porque pela tua santa cruz remiste o mundo.

COMENTARISTA: Jesus quando os soldados te viram desfalecido,quiseram ajudar-te por meio de um homem que se encontrava ali por acaso; Chamava-se Simão de Cirene, que vinha da roça depois de uma manha de trabalho.Simeão viu o teu cansaço e colocou o seu ombro junto do teu,para aliviar-te o peso da cruz.Tu aceitaste de boa vontade,porque naquele homem cheio de compaixão,viste as pessoas de boa vontade,que na vida esquecem suas fadigas para ajudar os outros.
Tu pensaste nas mães, nos pais, nos sacerdotes, nos missionários, nas irmãs religiosas, em tantos voluntários que põem sua própria vida a serviço dos outros, e,no teu coração,Senhor,os abençoaste.

 Leitor 3: Jesus perdoa nossa preguiça e o nosso egoísmo,e torna-nos disponíveis a carregar os pesos dos outros.

                                    Musica: ninguém te ama como eu.





                                                           


 Leitor 2: Este menino será causa de queda e ressurgimento para muitos em Israel!Ele será um sinal de contradição, e a ti uma espada transpassará a sua alma, e assim será revelado os pensamentos de muitos corações (lucas 2,34-35)


  Leitor 3: -Calcula-se que , nos países pobres,por mês,morrem de parto dez mil mães,por falta de medicamentos,de higiene e de alimentação adequadas

 Todos: Nos te adoramos, Senhor, e te bendizemos, porque pela tua santa cruz remiste o mundo.

 Comentarista: Jesus quando a tua mãe te encontrou no caminho do calvário, ela desejou gritar ao mundo a sua dor;No entanto,chorou em silencio junto às mães, das crianças deficientes,mutiladas,encarceradas,desnutridas,exploradas e ofendidas.Uniu  a sua dor às mães que perderam os filhos nas drogas,na violência,nos acidentes rodoviários.Pensou nas mães do Iraque, do    Afeganistão, do Sudão,de A NGOLA,DA PALESTINA E DE Israel que vêem seus filhos massacrados na guerra.Abraçou seu filho, e ,nele,desejou abraçar a dor de todas as mães.
 Leitor1; Perdoa-nos Senhor porque pensamos demais em nos mesmo e em nossas pequenas dores,e não sabemos confortar as mães que sofremCANTO sangue redentor
                                             

  Leitor 2:SEXTA  estação: Verônica enxuga o rosto de Jesus. (Sexto cartaz e vela)
: Seguia-o uma grande multidão do povo bem como de mulheres que batiam no peito e choravam por ele ( Lc, 23,27)
                                                         

 Leitor 3: São muitos os missionários no mundo, sacerdotes, religiosos,religiosas e leigos anunciando o Evangelho,ajudam os irmãos,despertando o rosto de Deus que dorme no coração do ser humano.
                                                       
 Todos: Nos te adoramos Senhor, e te bendizemos, porque pela tua santa cruz remiste o mundo.

Comentarista: Senhor uma mulher que não te conhecia teve piedade de sua dor. E por isso, desafiou a ferocidade dos soldados e foi enxugar o teu rosto banhado de sangue e suor. Tu desejaste recompensar o seu gesto e por isso,deixaste no seu lenço os traços do teu rosto.

    Leitor 1:  Os missionários procuram reavivá-la anunciando o teu evangelho; mas depois de 2 mil anos, quase 4 milhões de pessoas não te conhecem, não sabem que tu vieste para nos salvar e que cada criatura humana pode chamar a Deus com o nome de Pai.

 Leitor 2:; Senhor desperta o teu rosto adormecido no coração de cada pessoa e suscita vocações missionárias,que anunciem ao mundo a tua salvação
canto:faz-me novo


                                      CANTO: faz-me novo

 Leitor 3: Sétima estação Jesus e desposado de suas vestes (cartaz7 e vela)

 Leitor 1:Eles o crucificaram e repartiram as suas vestes tirando sorte sobre elas para ver que parte cabia a cada um.

 Leitor 2: As riquezas do mundo são saqueadas pelos países ricos e os nossos irmãos ficam cada vez mais pobres.a muitas crianças sem casa escola comida ,e paz.

 Todos: Nos te adoramos...
 Comentarista: Jesus fizeram contigo como constantemente se faz com os pobres: despiram-te de tudo e pegaram tuas vestes. No mundo continua um sistema perverso que escava regos de injustiça: existem crianças que morrem de fome, e outras tem demais. Existem crianças que não podem ir a escola, e outras que não querem estudar, crianças que procuram comida no lixo, e crianças que desperdiçam; crianças que tem uma bela casa,e crianças que vivem nas estradas,crianças que trabalham 12 horas por dia,e crianças que so pensam em brincar,crianças generosas,que ajudam os outros,e crianças que não pensam na dor e na miséria dos irmãos mais necessitados.
Leitor 3: Senhor, perdoa-nos por termos demais, e constantemente nos queixar, sem pensar nos irmãos que nada tem.
.
                                            Canto: ?Como és  lindo???????

 
Leitor 1: Oitava estação: Jesus e crucificado (cartaz 8 e vela)
Com ele crucificaram dois ladrões um a direita e outro a esquerda ( (Mc15,27)

 Leitor 2: No mundo são enterradas 100 milhões de minas.
A guerra covarde não só mata milhares de pessoas, mas também ferem irremediavelmente homens mulheres e crianças.
Todos: nos te adoramos...

Comentarista: Jesus,quando te pregaram na cruz,provaste uma dor infinita, como tantas crianças,mulheres e homens  que são atingidos pelos homens-bombas ou mutilados pelas minas. Senhor, depois das guerras violentas, inventamos as guerras covardes das minas e do falso heroísmo  dos homens –bombas. Com eles, destruímos a vida de milhões de seres humanos que perderam  seus braços,suas pernas,seus olhos... A DOR DESSA GENTE DURARÁ UMA VIDA INTEIRA, PORQUE MINGUEM PODERÁ RECUPERAR O MAL DEVASTADOR DAQUELES OBJETOS DE MORTE.Livra-nos,Senhor, da tentação de inventar máquinas de guerras sempre mais sofisticada que impõe aos irmãos duras cruzes que nenhum Cirineu pode  aliviar.
 Leitor 3:  Senhor perdoa-nos pela crueldade e da nos força para desativar as minas do mal que carregamos em nossos corações.

                                                    Canto: foi por você

 Leitor 1: Nona estação: Jesus morre na cruz (cartaz 9 e vela)
Um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança e imediatamente saio sangue e água ( Jo, 34)

  

 Leitor 1: Nona estação: Jesus morre na cruz (cartaz 9 e vela)
Um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança e imediatamente saio sangue e água ( Jo, 34)


 Leitor 2:Nos últimos anos no Brasil os números de separação e divorcio tem crescido enormemente, com consequentes sofrimentos dos filhos que sentem abandonados ou disputados
Todos: Nos   te adoramos   Senhor,...

COMENTARISTA: JESUS, PARA COMPROVAR A TUA MORTE,O SOLDADO ROMANO GOLPEOU-TE COM A LANÇA E DO teu lado saiu sangue e água.Deste tudo por nos,derramaste  teu sangue ate a ultima gota,porque amas com amor infinito.Ofertaste a tua vida para a salvação do mundo. Quantas crianças carregam no coração a tragédia dão PIS que se separam ainda na infância lhes é quebrado o sonho de uma família unida,e tornan-se objeto de briga,e nos seus corações experimentam,antes do tempo o amargor da traição.
 Leitor3: Perdoa nos Senhor por não conseguirmos  ser fiéis ao propósitos importantes de nossas vidas e por tornarmo-nos motivo de sofrimento para os pequeninos

                                CANTO:? invade minha alma,ou aguá cristalina que brota la no peito aberto  de Jesus la na cruz...


                                

 Leitor: DECIMA ESTAÇÃO: Jesus e sepultado (cartaz 10 e vela)
Jose de Arimatéia, tomando o corpo de Jesus envolveu-o num lençol limpo e o colocou num tumulo novo ( Mt  27,59-60)

 Leitor 2: Em alguns PAÍSES DO LESTE Europeu, muitas crianças durante o inverno, vão aquecer-se nas tampas de água e gás

TODOS:NOS TE ADORAMOS SENHOR,...

COMENTARISTA: Jesus, a pedra do sepulcro parecia acabar com todas as esperaças,mas tu venceste a escuridão saíste vencedor. Também nos temos certeza de que a vida das crianças do mundo não sera mais cinzenta.
     Faremos de tudo para vencer a morte; porem,contamos contigo,porque o desafio é grande. Não desejamos ficar chorando sobre o teu sepulcro, não queremos continuar contando o números de crianças assassinadas, exploradas e carentes.Sabemos que tu venceste a morte.

 Leitor 3: Senhor ajuda-nos a esvaziar os poços de indiferença e a encher os corações da esperança que nasceu no dia da tua ressurreição.
                                           Canto: podes reinar
    Oração
 Comentarista:Tira Senhor, dos nossos corações a pedra que esconde a morte, e abre-nos à fraternidade, à paz à alegria á gratidão... Transforma os nossos sepulcros em lugares de esperança, onde a luz apague os sonhos de morte, restituindo-nos, amem.

 Todos unidos em um grande abraço cantam

                                       Canto: Leva-me onde as crianças...


IMAGENS TIRADA DA INTERNET
TEXTO TIRADO DO LIVRO PEQUENOS PASSOS DE AMOR E DOR (VIA SACRA PARA CRIANÇAS)PUBLICADO PELA POM(PONTIFÍCIA OBRA MISSIONARIAS)




Nenhum comentário:

Postar um comentário