Páginas

2° Roteiro para encontros sobre a Ásia

Continuando no tema da jornada, neste encontro iremos orar pelas crianças da ásia.   
 A terceira jornada  nacional da IAM  tem inicio em maio de 2015 a maio de 2016,este ano iniciaremos a jornada dia 31 de maio e sera dedicado ao continente Asiático com o tema IAM da America a serviço da missão na Asia.


TemaCultura e realidade da Ásia
AmbienteAs figuras estão em Anexo Ásia.
·         Altar:com imagem da Virgem Maria, São Francisco Xavier, Bíblia
·         Tapete ou pedaços de TNT para crianças se sentarem em frente ao altar.
Fazer outro xerox das crianças do mundo, um boneco para cada criança.

·         Ambiente anterior
·         Cartaz com as crianças América/Ásia
·         Comprimento (anexo)
·         Xerox do passatempo

Acolhida / Recepção
Receber a todos com alegria, se possível com algo característico da Ásia. (Roupa amarela, chapéu...)
____________: Bom dia Crianças (espera) Que fraquinho! BOM DIA.
____________: Na infância somos amigos de todas as crianças do mundo!
____________: Então vamos cantar um bom dia bem gostoso pro nosso amigo assim:
Bom dia amiguinho; bom dia amiguinha
este dia será, de muita alegria
Se você estiver feliz bate palma
Se você estiver feliz põe o dedo no nariz*
Bom dia, bom dia, bom dia
*A segunda parte do estiver feliz, ir mudando até que todas as crianças cheguem. Ex: pé, orelha

Oração Inicial

____________: Jesus é o nosso melhor amigo. E ele quer que sejamos amigos de todas as crianças do mundo. E  é nessa amizade que estamos reunidos em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém.
____________: Vamos rezar a oração da IAM? Jesus (junta as mãozinhas) pela sua Santa Infância
Tenha compaixão, das pobres crianças, que não Te conhecem, Protege elas, e envia muitos  missionários, para que elas, te conheçam, e tenham vida em abundância. Amém (bate uma palma)

Orando pela Ásia
____________: Vamos formar duas filas? Uma de frente para o outro (organizar filas) Na infância missionária nós temos um cumprimento bem bonito, vamos fazer? Mão direita com a mão direita do amiguinho: De todas as criança do mundo, SEMPRE AMIGOS (fecha a mão)
____________: Lembram que encontro passado a gente falou sobre a Ásia? Conversamos sobre as diferenças daqui e de lá, da roupa, dos costumes, da comida, até o olho deles é diferente. Então eles tem um cumprimento diferente também.
____________: A saudação é assim, junta as mãozinhas, abaixa a cabeça e fala Namastê. Namastê significa o Deus que abita em mim, saúda o Deus que abita em você. Ou seja a gente ta vendo o brilho divino que tem dentro de cada um de nós.
____________: Vamos aprender a fazer? Coloquem as malmas das mãos juntas na frente do coração, fechem os olhos, e abaixem a cabeça um pouquinho: Namastê.
____________: A gente coloca a mãozinha perto do coração pra ficar bem pertinho do amor de Deus, abaixar a cabeça e fechar os olhos é pra cabecinha se entregar a Deus. E saudamos o amigo pois todos nós somos um só, pois somos amigos do mesmo Jesus. Vamos fazer Namastê pro amiguinho que está na nossa frente?
____________: Este é um comprimento feito lá na India. No Japão eles também abaixam a cabeça, mas dizem Konnichiwa. Vamos tentar? “Ko-ni-chi-uah”
____________: Vamos nos sentar perto do altar? (organizar as crianças) No encontro passado a gente viu que Jesus disse que tudo que a gente fizer para alguém, a gente ta fazendo pra ele Como Jesus é nosso melhor amigo, e a gente quer ele sempre pertinho e bem, vamos querer isto pros nossos outros  amigos.Vamos ver onde Jesus diz que é nosso amigos?
____________: Leitura (JO 15, 14-15) “Vocês são meus amigos, quando fazem as coisas boas de que falo”. Então Jesus sabe o que é bom e certo. Por isso quando a gente faz o que ele fala, ele fica feliz com a gente. E ele gosta muito que a gente ame os amigos, até os que tão longe.
____________: Quanta coisa bonita nosso amigo Jesus nos ensina!Na semana passada ele disse que tudo que fizermos para o outro fazemos para ele, e hoje ele diz que é nosso amigo que legal!

(entregar o desenho do boneco para cada criança)
____________: Então vamos rezar para Maria Mãe de Jesus pedindo que ela cuide das crianças do mundo inteiro especialmente as da Ásia? Vamos pensar  na realidade dessas crianças que estão nas figuras  desejando para elas um montaooo de coisas boas
____________: Vamos começar cantando assim?
Quando o País falado for o do boneco que a criança está segurando ela leva até o altar.
 (melodia mãezinha do céu)
Mãezinha do céu eu já sei rezar
E venho aqui para te louvar
 Recebe ó Maria a nossa oração
 Sinal do nosso amor para com nossos irmãos,
 Sinal do nosso amor para com nossos irmãos
Mãezinha, minha mãe Maria cuide muito bem das crianças da Índia*.  Cantar a musiquinha e fazer para a Arábia Saudita, China e Japão
Rezar uma Ava Maria para as todas as crianças da Ásia.
Mãezinha, minha mãe Maria ajude as crianças do Brasil na missão na Ásia. Cantar a musiquinha e fazer para o México  e Estados Unidos. Rezar uma Ave Maria para as todas as crianças da América
No final do dia entrega-se os desenhos de novo, não precisa ser para a mesma criança.

Atividade

____________: Vamos ajudar estas crianças? Que tal a gente levar São Francisco Xavier até elas? Para que elas tenham muitos missionários e muita ajuda.

Oração Final

____________: Vamos pedir para nosso anjinho cuidar da gente? Assim
(dá um pulinho e junta as mão )
Meu anjinho. Meu amiguinho.
Cuide bem dos meus pezinhos (coloca a mão no pé)
Do meu joelhinho (mão no joelho)
Da minha perninha...
(vai falando as partes do corpo)...
 Do meu Olhinho (mão no olho),
E de todo o meu corpinho (por a mão na cabeça e vai descendo até o pé balançando o corpo)
(dá um pulinho e junta as mãos) AMÉM
____________: De todas as crianças do mundo... Sempre amigas!
____________: Que tal como compromisso ensinarmos o Namastê para algum amiguinho? Vamos fazer de novo? Juntas as mãos pertinho do coração, fecha os olhos, abaixa a cabeça, e agradeça o divino que está dentro do amiguinho. Namastê
____________:Lembrem que a Ave Maria deste mês é para as crianças da Ásia, levem este desenho para casa, e rezem por estas crianças. (entregar os desenhos)
____________:  E que encontro que vem é o dia de por o pezinho no mundo, então entreguem o bilhete pra quem cuida de vocês e venham o lencinho. Além disto vocês estão levando desenhos para pintar, tem que trazer semana que vem, para podermos entregar nas casas.

Veja também o PrimeiroTerceiro e Quarto. As figuras estão em Anexo Ásia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário